Ideias made in TEDxVimaranes

O evento vai decorrer sábado, dia 4 de Fevereiro, no Centro Cultural Vila Flor, e conta com um conjunto de oradores e projectos inspiradores

Fotogaleria
Fotogaleria

Sob o tema “Ser Minho”, Guimarães vai apresentar o primeiro TEDx da região. O evento, que vai decorrer sábado, dia 4 de Fevereiro, no Centro Cultural Vila Flor, conta com um conjunto de oradores e projectos inspiradores.

Das conferências TED, surgiram as TEDx, organizadas de forma independente e dedicadas a temas mais locais. Integrado na programação da Capital Europeia da Cultura 2012, o TEDxVimaranes pretende ser um evento de partilha de “ideias que merecem ser divulgadas”, onde as origens, potencialidades e desafios da região Minho serão discutidos.

Como explica Rui Costa, fundador e organizador principal deste TEDx, “o tema surge pela nossa necessidade de ter uma abordagem diferente daquilo que estava a ser abordado em Portugal por outros eventos TEDx. Decidimos que este evento teria uma participação mais local, queríamos ir às origens da região, dai a escolha dos oradores serem do Minho”.

Para responder ao tema foram definidos 5 painés: “Solidário sorridente”, “Empreendedorismo”, “Tecnologia e Inovação”, “Educação, Arte e Cultura” e “Nós e os outros”.

Já os oradores “foram escolhidos para responder directamente a cada um dos painéis, a nossa preocupação foi encontrar oradores que possam transmitir ideias, projectos que respondam ao mote: ideias que merecem ser divulgadas”, sublinha Rui Costa. “É um grupo muito heterogéneo, com projectos aos quais nem sempre estamos atentos”.

Quanto aos projectos, “tanto serão apresentados recentes, com seis meses, a projectos com mais tempo, que é o caso da “Primavera Business Software Solutions”, que é um exemplo emblemático de empreendedorismo da região”.

O público-alvo do TEDxVimaranes é essencialmente a camada jovem que, segundo o organizador “necessita de algum impulso e motivação para se iniciar nas áreas profissionais e concretizar sonhos que possam ter dentro de alguma actividade”. O objectivo principal é “criar impacto nas pessoas que vão estar presente no dia do evento, para que possam passar a palavra que existem projectos fantásticos que conseguiram comprovar que existe uma forma de concretizar um sonho”.

Os painéis e os oradores

Empreendedorismo: Jorge Batista, Administrador da Primavera Business Software Solutions; Joaquim Durães e Márcio Laranjeira organizadores do festival Milhões de Festa; Marta Brandão e Mário Sousa arquitetos que pretendem democratizar o acesso à arquitetura.

Tecnologia e Inovação: Fernando Ribeiro, professor na Universidade do Minho de robótica móvel e autónoma; Fernando Merino responsável de Intelligence do CITEVE e mestrado pela EEG da Universidade do Minho; Raul Fangueiro, professor da Universidade do Minho e coordenador do projeto Fibrenamics.

Educação, Arte e Cultura: Guimarães NocNoc, criadores de um movimento artístico que envolveu a população da cidade; Outra Voz, grupo de canto de Guimarães; Miguel Filgueiras, realizador do filme “Alto do Minho”; Nuno Sousa, Director do Curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Solidário Sorridente: Paulo Torres, um dos mentores do inspirador projeto ´Limpar Portugal’; Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; projeto "Caminhar para o equilíbrio"; Leonor Pereira, desenvolveu uma linha de brinquedos para crianças Cegas ou de Baixa Visão, como resultado do Mestrado em Design e Marketing Têxtil da Universidade do Minho.

Nós e os Outros: Isabel Maria Fernandes, ex-diretora do Museu de Alberto Sampaio; Vivian e Ricardo Cabral, designers criadores das bonecas Dulcineias; Alice Bernardo, criadora de um projeto documental ‘Saber Fazer’; João Seabra, humorista.

Sugerir correcção
Comentar