Centenas de detidos em Oakland em mais um protesto "occupy"

Foto
A polícia contabilizou entre 200 e 300 detenções Stephen Lam/Reuters

A polícia de Oakland anunciou a detenção de centenas de manifestantes do movimento Occupy Oakland, depois destes terem tentando entrar no edifício da câmara da cidade e num centro de convenções.

Um responsável do Departamento da Polícia de Oakland disse à estação de televisão MSNBC que o número de detidos deveria estar entre 200 e 300. Terão participado no protesto cerca de duas mil pessoas.

Aquela cidade da Califórnia tinha já sido palco de violência entre “occupiers” e a polícia em Outubro, e em Dezembro os manifestantes conseguiram ocupar o porto, um dos mais importantes dos Estados Unidos, durante algumas horas.

Durante os confrontos, a polícia usou gás lacrimogéneo e granadas de fumo para dispersar os manifestantes, que atiravam pedras, garrafas e outros objectos, relata a emissora britânica BBC.

Os protestos de Occupy Wall Street, com epicentro em Nova Iorque, deram origem a inúmeros “occupy” por várias cidades norte-americanas, com iniciativas diferentes. O tema do protesto de Oakland neste fim-de-semana era “dia de mudanças”: o movimento prometia “ocupar um edifício grande e vago e convertê-lo num centro social”.

Sugerir correcção
Comentar