Serralves: "Estrada de Palha", de Rodrigo Areias, em cine-concerto

É a primeira de cinco exibições do filme de Rodrigo Areias, com direito a banda sonora interpretada ao vivo por Rita Redshoes e Legendary Tigerman no Auditório de Serralves

Foto
Estrada de Palha teve ante-estreia mundial no Festival de Curta-Metragens de Vila do Conde 2011 DR

"Estrada de Palha", o "western português" que valeu a Rodrigo Areias um prémio no XVIII Festival Caminhos do Cinema Português, e teve ante-estreia mundial no Festival de Curta-Metragens de Vila do Conde 2011, chega agora a Serralves numa sessão de cine-concerto. Rita Redshoes e Legendary Tigerman interpretam ao vivo, em Serralves, esta sexta-feira, dia 27 de Janeiro, a banda sonora do mais recente trabalho do realizador vimaranense.

"O objectivo é atrair um outro público para ver cinema, em salas vocacionadas para outro tipo de espectáculos, ainda antes da estreia comercial do filme", diz Rodrigo Areias. Aliás, "Estrada de Palha" foi também pensado, garante Areias, para ser mostrado assim, neste tipo de apresentações não convencionais. Para o cineasta, o importante é possibilitar uma "experiência divertida para o espectador".

Rita Redshoes e Legandary Tigerman fizeram uso de "instrumentos pouco usuais no seu dia-a-dia musical" para comporem a banda-sonora do filme. À mais tradicional guitarra eléctrica juntaram o marxophone e até um berbequim foi usado "para 'abrir' o som de uma guitarra Dobro".

Inspirado em obra de Henry David Thoreau

Centrada na primeira década do século XX, "Estrada de Palha" apresenta uma "narrativa simples": a história de Alberto, um emigrante que, após ter vivido vários anos no estrangeiro, volta a Portugal "para vingar a morte do irmão", bem ao estilo dos "western". É inspirado numa obra de Henry David Thoreau, "Civil Disobedience" ("Desobediência Civil", em português).

Esta sessão em formato de cine-concerto é a primeira de cinco, agendadas até ao início de fevereiro, e tem início pelas 21h30, no Auditório de Serralves. O preço dos bilhetes varia entre os cinco euros (estudantes, maiores de 65 e Amigos de Serralves) e os dez euros (público em geral). Realizador e músicos vão ainda estar disponíveis para uma conversa aberta ao público, no final da apresentação.

A tournée de "Estrada de Palha" inclui o Centro Multimeios de Espinho (28/1), o Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães (29/1), o Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra (30/1) e o Teatro São Luiz em Lisboa (1/2).

Sugerir correcção
Comentar