Portugueses retiram quatro mil milhões dos certificados de aforro em 2011

Foto
Investidores aplicaram apenas 28 milhões de euros em certificados de aforrro em Dezembro Daniel Roland/AFP

No mês de Dezembro, os portugueses continuaram a retirar dinheiro dos certificados de aforro (CA), agravando uma tendência que dura há mais de dois anos. No total de 2011, foram retirados 4086 milhões de euros, um valor que está dentro do previsto pelo Governo, que esperava uma saída de 4080 milhões.

O montante de resgates em 2011 ficou bem acima dos 1400 mil milhões de euros resgatados em 2010. A baixa rentabilidade oferecida pelos CA, particularmente no caso das últimas séries, face a outros produtos financeiros, como os depósitos bancários, justificam boa parte dos resgates.

Em Dezembro de 2011, o saldo líquido foi negativo em 266 milhões de euros. No último mês do ano, as novas subscrições de CA ascenderam a 28 milhões de euros e os resgates a 294 milhões de euros.

Nos Certificados do Tesouro (CT), as subscrições em Dezembro estão acima dos resgates, mas o novo produto financeiro associado à Dívida pública esteve longe de conseguir atrair os montantes previstos pelo Governo. No último mês do ano, foram aplicados 41 milhões de euros e resgatados 26 milhões.No saldo anual, foram aplicados nos CT 618 milhões de euros, quando o Governo admitia que atingisse os 742 milhões de euros

Em cerca de um ano e meio de existência dos CT, o saldo acumulado é de 1308 milhões de euros. O novo produto financeiro oferece uma taxa de rentabilidade bem mais elevada que os CA. No entanto, a crise da dívida soberana na Europa aumentou o risco do produto gerido pelo Estado.

Sugerir correcção
Comentar