Ser português é fazer memes sobre o que é ser português

Esta é a história de um grupo de amigos que pegou numa imagem perdida de CR7 e criou o Tumblr de memes “Ser português”

Foto
DR

Até pode ser que tenham passado os olhos pelo 9gag (site agregador de memes, onde, diga-se, os estudantes perdem horas de sono), mas a verdade é que não quiseram fazer o mesmo. Queriam um meme (fenómeno da internet, composto, geralmente, por uma imagem e uma frase que, juntas, fazem uma combinação humorística) diferente, um meme com bigode, um meme português.

Uma imagem de Cristiano Ronaldo “mememizada” e perdida na Internet bastou para que Amílcar Rodrigues, Bernardo Costa, Bruno Coelho, Diogo Soares Silva, Emanuel Amorim, Emanuel Canoilas e Nuno Araújo criassem, em Setembro de 2011, o Tumblr “Ser português”. Segue-se uma entrevista colectiva.

Há quantos anos é que vocês são portugueses?

Foto

Estamos todos na casa dos vinte anos, à excepção de um elemento mais sénior, mas que em nada fica atrás, sendo até o mais charmoso de todos nós.

Foto

Como é que se lembraram de partilhar todo este espólio nacional?

Foto

Em amena cavaqueira no chat do Facebook. Vimos a imagem do Cristiano Ronaldo algures na Internet e decidimos criar piadas privadas. Salvo erro, a primeira que foi feita era sobre ir ao festival Paredes de Coura só para conhecer o Amílcar, um dos criadores (e um dos grandes). Curiosamente é o único criador que nunca fez uma única imagem. Certo, siga. Também gostaríamos de tentar contactar o autor original da imagem para os devidos agradecimentos. Henrique Mendes, é nestas alturas que sentimos a tua falta. Onde quer que estejas, um abraço deste ponto de encontro.

Foto

Onde é que vão buscar tal património?

A nossa grande inspiração são os nossos amigos (um beijinho ao Fórum Sons que nos trouxe ao mundo), vizinhos, coisas que nos fazem rir como um javardo e as ideias dos nossos respeitáveis e fiéis fãs. O "Correio da Manhã", a Felícia Cabrita, o Moita Flores e o iPad do Bruno Nogueira também ajudam bastante.

De todos os memes que já criaram, qual é o que melhor caracteriza cada um de vocês?

-Amílcar Rodrigues: "Concertos? // Credencial ou nada feitlol";

-Bernardo Costa: A do “Colaborador em sitequeninguémlê.com” e também aquela do experimentar a roupa que os avós já não querem;

-Bruno Coelho (neto da avó Deolinda): "Buffet // Come até ficar mal disposto";

-Diogo Soares Silva: “Ganha credencial para um festival // Leva a namorada como fotógrafa”;

-Emanuel Amorim: “Vê electrodoméstico no lixo // Pára para ver se está bom”;

-Emanuel Canoilas: Todas as do Galo Sério de Barcelos, especialmente o "Por que é que o homem do leite apareceu sem calças à porta da solteirona do bairro? // Porque estava de calções";

-Nuno Araújo: "Trabalha com computadores // Técnico à borla de todos os amigos e familiares".

Se pudessem seleccionar um para apresentar a espécie portuguesa ao mundo, qual seria?

“O filme é português? // Deve ser uma merda”.

Já percebi que têm uma fixação com o CR7. Até para modelo feminino ele serve. Não encontraram nenhuma portuguesa digna de ilustrar um meme?

A Assunção Cristas, mas com tanta coisa para fazer naquele ministério não tem tempo para tirar uma foto para nós. Também admiramos imenso a Maria João Lopo de Carvalho, embora "ninguém quer saber" (sic). Neste momento estamos em contacto com a nossa terceira escolha: a Belle Dominique.

Sugerir correcção
Comentar