Fotogaleria
Fotogaleria
Futurama Fry meme

Megafone

9GAG: “I’m not sure if it is a site or a virus”

Quem não tem o seu mural cheio de partilhas vindas do 9GAG? Melhor, quem nunca visitou o site que ponha a mão no ar. Pois, bem me quis parecer, tudo de mãos baixadas

É o site da moda, está visto. Está entre os 500 mais visitados no mundo e nós, portugueses, encontramo-nos no top 50 de visitantes. "Not bad". Quem não tem o seu mural cheio de partilhas vindas do 9gag.com? Melhor, quem nunca visitou o site que ponha a mão no ar. Pois, bem me quis parecer, tudo de mãos baixadas. "U mad"? Criado em Hong Kong, mas sediado nos Estados Unidos, "obviously", o site é um autêntico fenómeno entre os mais novos, entre os que ainda não chegaram realmente aos trinta. No Facebook faz furor. É uma coisa recente, mas crescente. "Problem"?

Aqueles desenhos rabiscados conhecidos como memes são o que melhor caracteriza o site. Nunca "Forever Alone", são milhares os que publicam coisas engraçadas; outros aproveitam para fazer um ou outro desabafo, sabendo que, à partida, terão um "repost" com a sigla “GTFO” – get the f*ck out". "True story" é que é impossível passar apenas cinco minutos no site: entra-se e, página atrás de página, lá se vai meia hora de estudo ou de trabalho. "You’re doing this right". Tais memes são baseados em personagens reais, como é o caso da imagem inspirada no actor Neil Patrick Harris de "How I Met Your Mother".

A saga "Twillight" e o cantor Justin Bieber são dos mais crítico-gozados no site. Tudo é "still a better love story than 'Twillight'". A maioria dos posts são sobre cenas caricatas do dia-a-dia, mas muitos criticam os hábitos americanos, seja pela obesidade, seja pela estranheza de certos hábitos. "Americans". Ou então, "Asians", pelo simples facto de complicarem o que é, já por si, complicado, mas com estilo e sucesso. De realçar, ainda, o fanatismo explícito por Pokémon e pela actriz Emma Watson, ou melhor, pelo Harry Potter em geral. "Sure". Impossível de esquecer é o mediatismo de Chuck Norris - é um ídolo e, por tudo e por nada, é motivo de post. "What kind of sorcery is this?"

Agora também são moda páginas no Facebook que traduzem os memes para português. "Y u imitate 9GAG"? Se existe o site original porquê imitar? Por não se perceber inglês? Não faz sentido, até porque a piada está muitas vezes no próprio inglês. "Not funny". Expectativas esbarram na realidade quando se tenta converter para o dia-a-dia aquilo que foi visto nos anúncios publicitários. "Challenge accepted". Resultado: "Close Enough". Ou então, "Fuuuuuuuuu"!!

PÚBLICO -
Foto

No final de contas todos conhecem, todos gostam, mas nem todos publicam. E aqueles que o fazem, apenas pensam: "F*ck yea"!

"Me gusta".

Artigo corrigido às 11h55.