No Lux, o ano começa com Caribou e Nicolas Jaar

2012 começa em grande no Lux Frágil. Neste mês, a discoteca lisboeta é palco de mais uma edição Green Ray e traz de volta Nicolas Jaar a Portugal

Foto
A primeira Green Ray do ano é programada por Caribou, ou Dan Snaith, como é conhecido na música electrónica DR

Ao longo de dois anos, as várias edições Green Ray têm-se destacado das noites do Lux. A próxima é já dia 20, sexta-feira. Com um conceito muito próprio, é uma oportunidade para viver um mini-festival na discoteca lisboeta. 

"A ideia é convocar pessoas que têm importância real no nosso tempo, não só pela música que fazem, mas também pelo modo que estão a par da música que outros fazem”, explica Pedro Friedrich, responsável pela programação. 

A primeira Green Ray do ano é programada por Caribou, ou Dan Snaith, nome conhecido da música electrónica. Para actuar nessa noite, além do "djset" do próprio, pode-se contar com as escolhas do músico - dois projectos da electrónica actual, Floating Points e Four Tet, e uma lenda do jazz cósmico, The Pyramids.

Dia 23 há concerto de Nicolas Jaar. Com uns modestos 22 anos, o norte-americano revelação foi considerado pelos utilizadores do Resident Adviser, um dos sites mais conhecidos sobre música electrónica, como o Melhor Live Act de 2011. “É importantíssimo para nós o regresso de Nicolas Jaar”, sublinha o programador do Lux. “É um artista que já cá tivemos em Junho, quando estava exactamente a arrancar a sua digressão europeia, que o levou para um patamar muito maior.”

dEUS e kuduro

Outra noite de destaque no Lux é a de dia 27. Por duas razões – o regresso das Hard Ass Sessions e a 1.ª edição do Black Balloon, uma das maiores novidades deste ano.

“Black Balloon é um projecto novo que estamos a começar com o Pedro Ramos da Radar”, explica Pedro Friedrich. Para a estreia, Ramos convidou Tom Barman, líder dos dEUS, que trará ao piso Bar os seus discos preferidos.

Já as Hard Ass Sessions são realizadas em conjunto com a Enchufada, editora dos Buraka Som Sistema, que convida a actuar produtores do mundo de kuduro. Os nomes que vão passar por esta edição são J-Wow, Melé, Manaré e Diamond Bass.

Sugerir correcção
Comentar