Panelas, Raquetes e Guitarras

Os Go-Betweens e os Triffids são dos conjuntos que melhor conseguem conciliar o melancólico e o solar, o delicado e o objectivo, o comercial e o independente

The Triffids teve como seu pilar David McComb (ao centro), que faleceu em 1999 Andrew Catlin
Fotogaleria
The Triffids teve como seu pilar David McComb (ao centro), que faleceu em 1999 Andrew Catlin
Stuart Daymon
Fotogaleria
Stuart Daymon

1 ano, 4 retrocessos, 58 desafios da caixa mistério e 72 provas eliminatórias depois, tudo leva a crer que vamos poder ver finalmente o último episódio do MasterChef Austrália. Ao mesmo tempo começa o Open da Austrália em ténis, outro meridional desafio célebre para entreter as madrugadas do próximo par de semanas. São só desculpas para recordar que a um canto imenso do mundo há um ranking musical luxuoso e diverso, que vai de Nick Cave a Kylie Minogue. Mas poucos artistas nos tomaram tantas noites quanto duas bandas ‘cabeça-de-série’ da música australiana de meados dos anos 80: The Go-Betweens e The Triffids.

 

O ténis, como escreve aquele que melhor escreve sobre o assunto – David Foster Wallace –, é um jogo geométrico de probabilidades, possibilidades e equações: “It is billiards with balls that won’t stand still. It is chess on the run”. Ora, os Go-Betweens e os Triffids são dos conjuntos que melhor conseguem jogar nos intervalos e encontrar o ângulo mais preciso para fazer passar a música entre o melancólico e o solar, o delicado e o objectivo, mesmo entre o comercial e o independente, atingindo a melhor forma discográfica quase em simultâneo (com ’16 Lovers Lane’ (1988) e ‘Calenture’ (1987), respectivamente).

 

O álbum dos Go-Betweens preserva a qualidade dos elementos. Receita de 30 minutos, mas cheia de sabor. ‘Streets Of Your Town’ tem a simplicidade das grandes canções pop. É só graciosidade e leveza, como as melhores ‘backhands’ de Federer: “Round and round, up and down / through the streets of your town. / Every day I make my way / through the streets of your town”. Já a primeira música, ‘Love Goes On!’, com uma melodia airosa e a eloquência de uns “pa-ra-pa-pa-ra-pa-pa” espalha frescura como umas gotas de lima.

 

Os Triffids são mais paixão e fervem em pouco lume. Em ‘Calenture’, a canção ‘Hometown Farewell Kiss’ só encontra paralelo no soco inflamado de uma malagueta numa salada de rúcula: “Higher, let the flames grow higher / Erase my name from your lips as we kiss”. A condimentação é ainda mais forte em ‘Bury Me Deep In Love’, que cheia de força e emoção tem o vocalista David McComb a cantar com uma fúria digna das mais furiosas ‘forehands’ de Nadal.

 

Há afinal uma razão para panelas, raquetes e guitarras terem uma forma semelhante. Fica o travo exótico da mistura entre actividades que envolvem sentidos distintos e acabam tantas vezes descritos com termos iguais: jogo milimétrico entre técnica e intuição, labor e prazer, arte e entretenimento.

Sugerir correcção
Comentar