A indústria automóvel também vai à CES
Foto
A indústria automóvel também vai à CES

Portáteis mais finos, carros com Facebook e sabe-se lá mais o quê

Ultrabooks proliferaram na maior feira de electrónica de consumo

Portáteis ultrafinos, carros com Facebook e a dupla aposta da Microsoft para o futuro. São algumas das tecnologias mostradas na semana passada na CES, a maior feira de electrónica de consumo. Em alguns casos, a tecnologia exibida na feira Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, o maior evento do género, acaba por entrar nas casas e nos hábitos dos consumidores. Noutros, é apenas aquilo que as empresas gostariam de vender mas não conseguem, porque os compradores acabam por seguir numa direcção diferente.


Há dois anos, uma das promessas da CES eram os smartbooks: portáteis muito pequenos, híbridos de computador e telemóvel, feitos a pensar em quem pretendia muita mobilidade e uma conectividade constante. Mas a Apple lançou nesse ano o iPad e a indústria teve de correr atrás dele, esquecendo os smartbooks e produzindo tablets em catadupa, que, por sua vez, foram as estrelas da edição de 2011. 

Este ano, a CES apresentou uma proliferação dos chamados ultrabooks. Basicamente, são portáteis muito finos e leves, mas com ecrãs de dimensões suficientemente grandes e com capacidade técnica para poderem ser usados em situações de lazer e de trabalho com conforto. Inspiram-se no Macbook Air, que a Apple apresentou em 2008 como o computador mais fino do mundo. 

Google na televisão

É a segunda tentativa de incursão da televisão do Google, e é feita pela mão de fabricantes de peso: Sony, Samsung e LG são as três principais marcas a apresentar modelos equipados com a Google TV. Trata-se de uma plataforma de televisão interactiva, que o Google lançou em 2010 e cuja base assenta também no sistema operativo Android, o mesmo que equipa telemóveis e tablets.

Mistura a experiência televisiva, com a de navegação na Web, a visualização de vídeos de sites como o YouTube (também do Google) e permite ainda o uso de aplicações, devidamente adaptadas para um ecrã grande. Para aproveitar as funcionalidades, os comandos incluem um teclado qwerty completo. A tecnologia pode vir já integrada no próprio televisor ou ser comprada num aparelho à parte que se liga à televisão. Tanto por parte da imprensa especializada, como dos consumidores, a recepção da Google TV foi fraca na altura do lançamento.

Facebook ao volante

Não são marcas que habitualmente se associem à CES, mas a Mercedes-Benz e a Ford foram algumas das fabricantes que aproveitaram a feira para mostrar não apenas equipamentos digitais, mas, em alguns casos, modelos de carros inteiramente novos. A Ford apresentou novo software que permite aos ocupantes ouvir programas de rádio a pedido (seleccionados apenas com comandos de voz) e usar um smartphone para enviar endereços para o computador de bordo. 

Já a Mercedes mostrou uma nova linha de "carros inteligentes". O computador do veículo permite usar um telemóvel para encontrar, trancar e destrancar o carro, e o condutor tem acesso à Internet, incluindo a uma aplicação do Facebook concebida para quem está ao volante. A aplicação tem menos funcionalidades do que é habitual e está desenhada para ajudar a encontrar os "amigos" num mapa. As funcionalidades que implicam inserir texto são desactivadas quando o carro está em movimento. 

A Microsoft decidiu cortar com o que tinha feito até aqui e prepara-se para lançar este ano o Windows 8. Com uma interface completamente redesenhada, e inspirada no Windows para telemóveis, o sistema destina-se simultaneamente a computadores e a tablets e pode ser controlado tanto com gestos como com o teclado e o rato. Já tinham sido reveladas várias funcionalidades deste Windows e na CES a empresa decidiu mostrar apenas mais alguns detalhes de utilização.