Adam Barak com e sem drogas no Facebook

Campanha da Israel Anti-Drug Authority aproveita as potencialidades da Timeline da rede social

DR
Fotogaleria
DR
DR
Fotogaleria
DR

E se? Adam Barak tem dois futuros na sua Timeline. O da direita é solarengo e saudável, o da esquerda é sombrio e decadente. Qualquer semelhança com a realidade é pura realidade, diz a campanha da Israel Anti-Drug Authority (IADA) lançada no Facebook.

“Um ano com” e “um ano sem” drogas. Foi assim que a IADA organizou a sua Timeline, uma das primeiras do Facebook com uma campanha de prevenção contra o uso de drogas. O utilizador fictício chama-se Adam Barak e tem as fotografias mais banais do mundo no seu mural.

O Adam da direita joga basquetebol, tem a secretária arrumada, publica autorretratos com a namorada, vai ao cinema com os amigos, bebe Coca-Cola e arranja-se ao espelho — provavelmente para uma entrevista de emprego. O da esquerda não tem amigos (“Alguém tem algo para queimar?”), tem problemas conjugais e a sua mesa de trabalho é caótica. Esta Timeline acaba com Adam Barak a dormir na rua.

Foto
Adam Barak com drogas DR

Na Internet já há quem diga que a campanha (um trabalho da McCann Digital Israel) é forçada, mas também há quem defenda que esta é uma das poucas que atinge os objectivos de uma campanha deste género, normalmente demasiado plásticas, com recurso a demasiados efeitos especiais e personalidades públicas.

Foto
Adam Barak sem drogas DR
Foto
Adam Barak com drogas DR
Foto
Adam Barak sem drogas DR
Sugerir correcção
Comentar