Dona da Jerónimo Martins passa totalidade do capital para subsidiária na Holanda

Foto
Alexandre Soares dos Santos é o principal accionista da Sociedade Francisco Manuel dos Santos Nuno Ferreira Santos

A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, anunciou hoje que a sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda, mas mantém os direitos de voto.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo informa que “no passado dia 30 de Dezembro de 2011 a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS vendeu à sociedade Francisco Manuel dos Santos B.V. (subsidiária), que comprou àquela, 353.260.814 acções da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS”, representativas de 56,136% do capital social e 56,213% dos respectivos direitos de voto.

Assim, a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS “deixou de ser titular de qualquer acção da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS”. No comunicado, a Jerónimo Martins informa que a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS domina a subsidiária holandesa “por poder exercer os correspondentes direitos de voto nos termos do acordo parassocial”.

A sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS, que reúne as participações da família Soares dos Santos, com destaque para Alexandre Soares dos Santos, presidente não executivo do grupo, é o principal accionista da Jerónimo Martins, seguindo-se a Heerema, com 10%, e a Carmignac Gestion, com 2,74%. O capital restante está disperso em bolsa.

Sugerir correcção
Comentar