Bento XVI defende educação dos jovens para a construção da paz

Foto
Bento XVI durante uma celebração ontem na Basílica de São Pedro, no Vaticano Giampiero Sposito/Reuters

O Papa Bento XVI insistiu hoje, no seu discurso de Ano Novo, na necessidade de inculcar valores morais nas crianças e jovens, para que possam “construir a paz”.

A humanidade enfrenta um desafio decisivo: educar as novas gerações na justiça e paz, para evitar as tragédias violentas do passado, disse Bento XVI, 84 anos, na sua sétima mensagem de ano novo enquanto Papa.

Durante a homilia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, - perante várias centenas de pessoas - o Sumo Pontífice lamentou que as crianças sejam, muitas vezes, educadas “numa realidade social que as pode levar a tornarem-se intolerantes e violentas”. Por isso, apelou a que a sociedade lhes transmita “um profundo sentimento de justiça e respeito pelo seu próximo”.

Bento XVI apelou aos líderes religiosos e aos professores, em todo o mundo, para combater a “cultura do relativismo” e a inculcar nos jovens os valores da paz e da justiça. “A cultura do relativismo coloca uma questão radical: ainda será necessário educar? E educar para quê?”, questionou.

“Face às sombras que escurecem hoje o horizonte do mundo, assumir a responsabilidade de educar os jovens para que aprendam a verdade, os valores e virtudes fundamentais, permite olhar para o futuro com esperança”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar