Sporting a um passo de garantir empréstimo do central Xandão

Foto
Xandão

Domingos pode vir a contar nos próximos dias com o central brasileiro Xandão, actualmente no São Paulo. Izmailov, Matías e Jeffren já participaram em jogo-treino

O central Alexandre Reame, conhecido por Xandão, interessa ao Sporting, que pretende reforçar o eixo da sua defesa. O jogador brasileiro, de 1,93 metros e 88 quilos, está de saída do São Paulo e o destino deve ser Alvalade, embora também se encontre nos planos dos italianos do Palermo.

A possibilidade de o atleta rumar a Alvalade surgiu anteontem e foi ganhando consistência ao longo do dia. Mas existem ainda alguns pormenores a discutir, até porque o atleta tem os seus direitos detidos em 85% pela empresa Traffic, enquanto 15% estão nas mãos do próprio jogador. O São Paulo, a quem o jogador está ligado até final de 2012, tem 20% da parte que pertence à empresa.

"Temos conversas com o Sporting há muito tempo, mas não tem nada confirmado ainda", afirmou o representante da Traffic, Frederico Pena, ao jornal brasileiro OEstado de São Paulo, ao mesmo tempo que assumia que é muito difícil que o jogador permaneça no São Paulo devido ao elevado número de centrais existentes no plantel. "Ainda não existe nenhuma definição em relação ao que vai acontecer", sublinhou, adiantando que o entendimento poderá passar por um empréstimo de um ano e meio. "É uma perspectiva boa, que ele deveria abraçar", diz ainda Pena, que espera uma rápida adaptação do central.

O empresário do jogador, Renato Figueiredo, também confirmou que a Traffic o colocou a par destas negociações. "Vamos esperar que a Traffic e o São Paulo se entendam. Se for algo que seja bom para o Xandão, para o São Paulo e para a Traffic, o negócio deve dar certo", comentou.

Xandão, que passou pelo Guarani, Atlético Paranaense, Fluminense e Grêmio Barueri, antes de chegar ao São Paulo pela mão do ex-jogador do Benfica Ricardo Gomes, já esteve no passado nos planos do Sporting. O seu melhor momento no São Paulo aconteceu a jogar como líbero num esquema 3-5-2. Depois perdeu espaço. Mesmo assim, recebeu elogios do técnico Paulo César Carpegiani. "Tenho muita fé nele, porque tem característica de central, tem porte e é rápido. Pode ser um pouco ingénuo, mas vai aprender", referiu o treinador, sobre um jogador que esteve envolvido num caso de doping. O atleta alegou que as análises positivas se deviam a um medicamento para tratar um problema numa vista. Inicialmente foi suspenso preventivamente por 30 dias, mas depois foi ilibado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva brasileiro.

Em Portugal, Matías, Izmailov e Jeffren confirmaram ontem que estão recuperados das lesões que os afastaram dos relvados. Os jogadores participaram na segunda parte do jogo- treino frente ao Pinhalnovense (0-1), equipa da 2.ª Divisão, disputado na Academia dos "leões", em Alcochete, que o Sporting perdeu por 1-0.

Sugerir correcção