Balança é no entanto negativa nos primeiros dez meses do ano

Exportações para Espanha superam importações pela primeira vez em Outubro

As exportações de produtos de moda e lazer foram as que mais cresceram em Outubro
Foto
As exportações de produtos de moda e lazer foram as que mais cresceram em Outubro Foto: Ana Banha (arquivo)

As exportações portuguesas para Espanha ultrapassaram em Outubro, pela primeira vez, as importações daquele país, com as vendas a atingirem o valor recorde de 1,9 mil milhões de euros, anunciou a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola.

Devido a este facto inédito, Portugal ascendeu, em Outubro, ao quarto lugar do ranking dos principais países fornecedores de Espanha, adianta o mesmo organismo em comunicado, citando os dados mais recentes da Agência Tributária espanhola.

As importações de Espanha atingiram, no mesmo mês, 1,8 mil milhões de euros. Portugal vende para Espanha, sobretudo, artigos de moda (roupa, sapatos e produtos para bebés) e de lazer (óculos, motociclos, bicicletas e artigos desportivos).

Bens de consumo dominam

De acordo com os dados oficiais espanhóis, para o volume de exportações portuguesas para o país vizinho contribuiu o sector dos bens de consumo, que aumentou, em Outubro, 479 por cento face ao período homólogo de 2010, para 1,2 mil milhões de euros.

Nos bens de consumo, as áreas com maior crescimento foram a moda e o lazer, sendo que, neste última, as exportações passaram de 23 milhões para 270 milhões de euros. Na moda, as exportações subiram, em idêntico período, de 97 milhões para 841 milhões de euros.

Contabilizando, no entanto, a totalidade dos dez primeiros meses de 2011, Portugal comprou mais a Espanha do que vendeu: o volume de exportações (8,8 mil milhões de euros) ficou pouco mais de metade do das importações (14,2 mil milhões de euros).

Apesar disso, realçam as estatísticas espanholas, os quase dois milhões de euros do volume de exportações portuguesas em Outubro ultrapassam a média mensal de vendas para Espanha, que atingiu os 766 milhões de euros. Do mesmo modo, os 1,8 mil milhões de euros de importações de Espanha representam um recorde mensal de vendas para Portugal.