Turismo fluvial no Douro terá mais quatro barcos-hotel até 2014

Douro Azul vai construir mais duas embarcações, e admite fazer mais uma. CroisiEurope também vai reforçar a frota

O Douro deverá contar com mais quatro barcos-hotel até 2014, a juntar aos oito que já cruzam o rio desde o Porto até Barca de Alva, anunciou ontem o presidente da Turismo do Douro. António Martinho referiu à Lusa que o Douro é cada vez mais procurado por turistas, verificando-se também "um crescimento claro" a nível do cruzeiro fluvial, nomeadamente dos barcos-hotel.

Segundo dados da delegação do Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), o número de turistas que viajaram a bordo de um navio-hotel, em 2010, ascendeu aos 22 mil. Este ano, até 31 de Agosto, foram contabilizados quase 18 mil passageiros. Mas o balanço final de 2011 deverá ultrapassar o do ano passado até porque a operadora Douro Azul lançou à água, em Abril, o seu quinto navio-hotel, num investimento de 12,4 milhões de euros.

Segundo Sérgio Figueira, director de comunicação da empresa, a Douro Azul vai construir mais duas embarcações, que deverão entrar em funcionamento em 2013. O investimento previsto é de 25 milhões e vem dar resposta à procura crescente neste segmento turístico. Os navios-hotel Douro Prestige e Ama Vida estão já contratualizados com duas operadoras norte-americanas, que deverão garantir-lhes a ocupação para os próximos anos. Depois, de acordo com o responsável, poderá estar na calha a construção de mais um barco-hotel.

A CroisiEurope, que opera no Douro com três embarcações, também quer, segundo o líder da Entidade Regional Turismo do Douro, reforçar a frota com mais um navio.

António Martinho disse também que o Douro é "cada vez mais procurado para o Réveillon". "Já temos algumas unidades esgotadas e outras estão com taxas de ocupação a rondar entre os 80 a 90%."

Sugerir correcção