Príncipe saudita investe 300 milhões de dólares no Twitter

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A rede social teve um papel importante na revolução no Egipto que derrubou Hosni Mubarak Foto: Steve Crisp/Reuters

É usado regularmente por mais de 100 milhões de pessoas, teve um papel importante nas revoluções na Tunísia e no Egipto, juntamente com o Facebook, mas ainda está longe de ganhar dinheiro a sério. Apesar de tudo, não faltam investidores: o príncipe saudita Alwaleed bin Talal, o homem mais rico do mundo árabe, segundo a revista "Arabian Business", e o 26º na lista da revista "Forbes", é o mais recente accionista da rede social e plataforma de microblogging Twitter, com um investimento de 300 milhões de dólares (230 milhões de euros).

Não foram divulgados pormenores sobre esta operação financeira, mas os 300 milhões do príncipe saudita representam três por cento dos oito mil milhões de dólares (seis mil milhões de euros) com que a empresa foi avaliada no Verão passado por um conjunto de empresas liderado pela russa DST Global.

"As redes sociais vão modificar o panorama da indústria dos media nos próximos anos. O Twitter vai captar e rentabilizar financeiramente esta tendência positiva", justificou Ahmed Halawani, director executivo do departamento de investimentos internacionais da Kingdom Holding Company, citado pelo site de informação financeira MarketWatch.

Sobrinho do rei da Arábia Saudita, Alwaleed bin Talal tem aumentado a sua fortuna com investimentos nas áreas dos media e do entretenimento. Principal accionista da Kingdon Holding Company – que detém uma parte importante da financeira Citigroup –, o príncipe Bin Talal controla parte de empresas como a Apple e é o segundo maior accionista da gigante News Corp. de Ruppert Murdoch ("The Times", "The Wall Street Journal", "The Sun", "The New York Post", 20th Century Fox, Fox Broadcasting Company, entre outros).

O Twitter é uma rede social e um serviço de microblogging criado em 2006 e que permite aos seus utilizadores o envio de mensagens de texto com um limite de 140 caracteres, mas também a partilha de fotografias e vídeo.

O número total de utilizadores é difícil de estabelecer porque a empresa sempre preferiu divulgar oficialmente o número relativo a utilizadores activos (que usam o Twitter pelo menos uma vez por mês) e que tenham validado a sua conta através de email. De acordo com estes pressupostos, a rede social terá mais de <_ahref3d_22_http3a_ _blog.twitter.com2f_20112f_092f_one-hundred-million-voices.html22_="">100 milhões de utilizadores, embora o número total de contas criadas possa ultrapassar os 300 milhões. O número de mensagens partilhadas no Twitter ("tweets") é que parece ser mais fácil de determinar, com base nos números da própria empresa: mais de 200 milhões de "tweets" e 1600 milhões de pesquisas por dia.

Apesar da sua influência nas revoluções da chamada Primavera Árabe, a notícia que gerou mais "tweets" por segundo foi a da gravidez da cantora Beyoncé: durante a gala MTV Music Awards, em Agosto deste ano, o anúncio fez disparar quase nove mil mensagens por segundo. Mas o Twitter também mostrou que pode ser um meio importante de solidariedade: o "tweet" que mais circulou entre os utilizadores em 2011 foi publicado pela cadeia norte-americana de "fast food" Wendy's, que dessa forma entregou mais de 50 mil dólares a associações de famílias de acolhimento.

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