Torne-se perito

Governo nomeia figuras do PSD para hospitais

Gestores com ligações ao PSD foram escolhidos para liderar hospitais de Coimbra e da Guarda

As nomeações de gestores com ligações aos partidos no poder prossegue nos hospitais. Para liderar o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra acaba de ser escolhido José Martins Nunes, ex-secretário de Estado da Saúde no último Governo de Cavaco Silva, enquanto na presidência da administração da Unidade Local de Saúde da Guarda fica a ex-deputada do PSD Ana Manso, anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro.

Martins Nunes é director do Serviço de Anestesiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 2005. Licenciada em Economia, Ana Manso foi administradora hospitalar nos HUC e no Hospital do Fundão, deputada do PSD e vereadora na Câmara Municipal da Guarda. A nomeação de Ana Manso apanhou de surpresa o ex-presidente social-democrata da Câmara de Manteigas e antigo gestor das Águas do Zêzere e Côa, José Biscaia, que diz ter sido convidado para o mesmo cargo pelo ministro da Saúde, em Outubro. "O ministro escolheu-me", disse à agência Lusa.

No Instituto Português de Oncologia do Porto, o presidente do conselho de administração e o director clínico foram reconduzidos, mas entrou como vogal um economista da concelhia do PSD, Francisco Rocha Gonçalves. Para a liderança do Centro Hospitalar do Alto Ave tem sido indicado o nome de Delfim Rodrigues, deputado municipal pelo PSD em Guimarães. E, em Aveiro, "é pública a disputa dentro dos partidos da maioria pelos lugares [da administração]", com o CDS a escolher "Capão Filipe" e o PSD "Álvaro Castro", criticou ontem o Bloco de Esquerda. Estas nomeações vêm juntar-se a uma série de substituições de gestores do PS por outros com ligações aos dois partidos no poder, como o PÚBLICO noticiou. com Margarida Gomes

Sugerir correcção