"Hackers" revelam dados sigilosos do "Freeport" e "Submarinos"

Documento que terá sido retirado do sistema informático da Procuradoria-Geral da República foi enviado para alguns órgãos de comunicação social

Foram revelados passos da investigação de casos como o do Freeport powtac/Flickr
Fotogaleria
Foram revelados passos da investigação de casos como o do Freeport powtac/Flickr
Foram revelados passos da investigação de casos como o do Freeport powtac/Flickr
Fotogaleria
Foram revelados passos da investigação de casos como o do Freeport powtac/Flickr

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) é o último alvo conhecido que foi atacado por um grupo de piratas informáticos intitulado LulzSec Portugal.

No domingo, dia quatro de Dezembro, foi divulgado um documento confidencial, assinado pela directora, Cândida Almeida, sob o título "Mediatização de processos da competência do DCIAP". Neste documento dão-se conta dos passos dados pela investigação em processos como o "Freeport" ou os Submarinos.

O documento que terá sido retirado do sistema informático da Procuradoria-Geral da República foi enviado para alguns órgãos de comunicação social na noite de domingo. Terá sido redigido por Cândida de Almeida e enviado, no último dia de Agosto de 2010, para o procurador-geral Fernando Pinto Monteiro.

Revelações surpreendentes

No que se reporta ao processo "Freeport" são feitas algumas revelações surpreendentes. Diz Cândida Almeida que é "de registar que do processo constava um projecto de formação de equipa conjunta de polícias portuguesa e inglesa, com absoluto desconhecimento do Ministério Público".

Outras passagens referem inúmeros outros passos da investigação, desde cartas rogatórias (para França, Mónaco, Grécia e Ilhas de Jersey, Mann, Caimão) até reuniões com o embaixador do Reino Unido em Lisboa.

Diz-se que se realizou uma perícia financeira cujos resultados foram guardados num relatório com 262 volumes e um CD e que, após a inquirição e interrogatório de cerca de 90 pessoas, sete delas vieram a ser constituídas arguidas neste processo de corrupção onde, entre outros, era visado o então primeiro-ministro, José Sócrates.

Sobre o processo da aquisição à Alemanha de dois submarinos, Cândida Almeida dizia, em Agosto do ano passado, que ainda se investigava a eventual prática de crimes de corrupção activa e passiva, tráfico de influências e branqueamento de capitais.

"Porém, no decurso daquela investigação foram recolhidos indícios da prática de crimes associados à celebração e execução do contrato de contrapartidas, nomeadamente de burla qualificada e de falsificação de documentos", refere ainda a propósito do caso onde aparece referenciado como um dos principais intervenientes o então ministro da Defesa Paulo Portas.

Lê o texto completo no PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar