Grécia condenada por vetar Macedónia na NATO

O Tribunal Internacional de Justiça decidiu ontem que a Grécia violou um acordo assinado com a Macedónia, quando, em 2008, se opôs à entrada deste país na NATO, devido a um conflito sobre o nome da antiga república jugoslava. O acordo foi assinado em 1995, sob mediação das Nações Unidas, numa tentativa para normalizar as relações entre os dois países.

A Grécia, que considera o nome Macedónia um património nacional, e tem uma província com a mesma designação, comprometia-se a não impedir a entrada do vizinho nas organizações internacionais com o nome de Antiga República Jugoslava da Macedónia - designação provisória com que foi reconhecida em 1993 pelas Nações Unidas.

Por quinze votos a favor e um contra, segundo as agências noticiosas, os juízes consideraram que, "ao objectar a admissão da Antiga República Jugoslava da Macedónia na NATO", a Grécia violou o acordo de 1995.

A adesão à NATO e à União Europeia são prioridades da Macedónia. A Grécia vetou o convite da Aliança Atlântica à Macedónia para integrar a organização. Na União Europeia, a Macedónia tem desde 2005 o estatuto de candidato à adesão, mas as negociações têm sido impedidas pelo Governo de Atenas.

O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, citado pela AFP, reagiu dizendo que a Grécia quer "fortalecer as relações" com a Macedónia e que a condição para normalizar o entendimento é "chegar a uma solução para o problema do nome".

Sugerir correcção