Cristiano Ronaldo e José Mourinho nos finalistas da Bola de Ouro FIFA

Foto
Ronaldo é novamente finalista, Mourinho pode repetir prémio do ano passado Foto: Felix Ordonez/Reuters

Os portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho, do Real Madrid, estão entre os três finalistas para ganhar a Bola de Ouro da FIFA de 2011 nas categorias de jogador e treinador, respectivamente.

Vencedor em 2008, ainda como jogador do Manchester United, Cristiano Ronaldo, “Bota de Ouro” em 2010/2011, vai lutar pelo prémio com o argentino Lionel Messi, vencedor em 2009 e 2010, e o espanhol Xavi, ambos do Barcelona.

Nani (Manchester United) foi o outro português nomeado numa lista anterior de 23 jogadores, mas não chegou ao top 3.

Por seu lado, José Mourinho, vencedor em 2010, concorre na categoria de Treinador do Ano com o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) e o escocês Alex Ferguson (Manchester United), os finalistas da última edição da Liga dos Campeões, ganha pelos catalães.

Ronaldo e Mourinho não são considerados favoritos à vitória no galardão, uma vez que o Barcelona teve um ano sensacional. Pep Guardiola é o favorito nos treinadores, depois de ter liderado o Barcelona aos triunfos na Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Liga espanhola e Supertaça espanhola. A Taça do Rei, perdida na final com o Real Madrid, foi o único título que escapou ao Barça. A soma dos títulos e o desempenho individual fazem de Messi e Xavi os grandes candidatos à Bola de Ouro.

Os vencedores de cada categoria serão anunciados na gala Bola de Ouro FIFA 2011, em Zurique, a 9 de Janeiro.

Cristiano Ronaldo assegurou assim o regresso ao pódio do prémio que distingue o melhor do mundo, depois de ter ficado de fora dos finalistas no ano passado, quando o Barcelona, através de Messi, Xavi e Iniesta, dominou a votação. O argentino ganhou então a sua segunda Bola de Ouro seguida. Além da vitória em 2008, Cristiano Ronaldo foi segundo em 2007 e 2009.

Eusébio (vencedor em 1965; 2.º em 1962 e 1966), Paulo Futre (2.º em 1987), Figo (vencedor em 2000) e Deco (2.º em 2004) foram os outros portugueses que já terminaram no pódio. Figo também venceu o antigo prémio de Jogador do Ano FIFA em 2001, depois de ser 2.º no ano anterior. Cristiano Ronaldo foi primeiro em 2008, segundo em 2009 e terceiro em 2007.

No sector feminino, a brasileira Marta (Western New York Flash) terá a possibilidade de se sagrar a melhor futebolista do mundo pelo sexto ano consecutivo. Homare Sawa (INAC Kobe Leonessa), vencedora do Mundial 2011 com o Japão, e a norte-americana Abby Wambach (magicJack) são as suas rivais para a edição de 2011.

O francês Bruno Bini (seleccionador de França), o japonês Norio Sasaki (campeão do mundo com o Japão) e a sueca Pia Sundhage (vice-campeã mundial com os EUA) são os finalistas para o prémio de Treinador do Ano no futebol feminino.
O prémio é baseado nos votos dos treinadores (33%) e capitães (33%) das selecções nacionais e também jornalistas seleccionados (33%).

Sugerir correcção
Comentar