Distúrbios após manifestação junto ao Parlamento

Administração Interna aguarda averiguações ao caso de agressão de um jovem alemão

Ministro Miguel Macedo elogiou comportamento da PSP
Foto
Ministro Miguel Macedo elogiou comportamento da PSP Nuno Ferreira Santos

O ministro da Administração Interna disse neste domingo que aguarda pelo resultado das averiguações da PSP ao vídeo sobre agressões a um jovem alemão, após a manifestação realizada junto do Parlamento no dia da greve geral.

“A PSP já anunciou que está a fazer uma averiguação às circunstâncias em que ocorreu aquela situação que está documentada no vídeo”, declarou o ministro Miguel Macedo em Almeida, à margem da cerimónia inaugural do novo quartel dos bombeiros locais.

Acrescentou que vai “aguardar por essas averiguações” para se pronunciar sobre o assunto, reafirmando, sobre a actuação da PSP junto do Parlamento, o que disse no dia a seguir à ocorrência.

“O comportamento da PSP, no geral, foi muito bom, funcionou muito bem, e estou muito satisfeito com aquilo que foi o trabalho da PSP nessas circunstâncias”, afirmou.

Quanto às informações policiais, veiculadas pela imprensa, de que o jovem alemão de 21 anos está referenciado pela polícia dos dois países e que é uma pessoa perigosa, o ministro reafirmou apenas que “uma polícia moderna e competente faz com tempo e em tempo o trabalho que tem que fazer”.

Miguel Macedo também referiu que no Orçamento do Estado (OE) de 2012 será corrigida a situação relacionada com as tabelas remuneratórias dos elementos das forças de segurança, que permitiu que alguns elementos mais recentes estivessem a “ganhar mais nos mesmos postos que outros que estavam há mais tempo nessa posição”.

“Essa situação, que é muito grave, quando estamos a falar de estruturas hierarquizadas, vai ser possível corrigir no quadro do OE para 2012”, afirmou.

O governante disse que o problema será resolvido após a entrada em vigor do OE do próximo ano.

Sugerir correcção