Moçambique precisa de profissionais e oferece oportunidades de negócios

Presidente moçambicano, Armando Guebuza, em visita a Portugal, diz que o país precisa de profissionais qualificados para trabalharem nas explorações de carvão e gás natural

Precisamos de muitos mais técnicos”, diz Armando Guebuza, presidente de Moçambique Carlos Lopes/Arquivo
Fotogaleria
Precisamos de muitos mais técnicos”, diz Armando Guebuza, presidente de Moçambique Carlos Lopes/Arquivo
Mercado de trabalho moçambicano “tem uma enorme carência de quadros” para explorar recursos naturais Amílcar Correia
Fotogaleria
Mercado de trabalho moçambicano “tem uma enorme carência de quadros” para explorar recursos naturais Amílcar Correia

O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, disse neste domingo em Lisboa que o país precisa de profissionais para trabalharem nas explorações de carvão e gás natural e que oferece oportunidades de negócio em várias áreas.

O presidente Guebuza está em Lisboa para participar na primeira Cimeira Luso-Moçambicana, prevista para os dias 28 e 29 de Novembro, durante a qual será reforçada a relação entre os dois países.

Num evento, junto da comunidade moçambicana, o chefe de Estado destacou a calorosa saudação com que foi recebido pelas cerca de 500 pessoas (de uma comunidade total de 3600 a viver em Portugal) presentes num hotel em Lisboa para o ouvirem.

Descobertas de recursos naturais

“Parece que estou de novo em Moçambique”, referiu o Presidente, num evento animado por música e dança tradicional e em que foi entoado o hino do país. O discurso centrou-se depois na economia moçambicana e sobretudo nas “descobertas recentes de recursos naturais”, com destaque para o gás natural e o carvão.

“Um dos grandes desafios que estas descobertas nos colocam tem a ver com a disponibilidade de técnicos moçambicanos para trabalhar nestes empreendimentos. As nossas instituições de ensino superior estão a fazer essa formação mas os números não correspondem à procura. Precisamos de muitos mais técnicos”, afirmou o chefe de Estado.

Já nesta semana, o presidente da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique defendeu, em declarações à Lusa, que Maputo deveria alterar a legislação laboral para facilitar a entrada de trabalhadores portugueses qualificados no mercado de trabalho moçambicano porque o país “tem uma enorme carência de quadros”.

Ainda no seu discurso, o presidente Guebuza apelou aos empresários Moçambicanos para olharem para este “nicho de oportunidade” porque há ainda “falta de fornecimento bens e serviços para essas empresas”.

Lê o artigo completo no PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar