Fotogaleria
O trajecto
Fotogaleria
DR

"350 South": do Alasca à Argentina em bicicleta

Ian e Lee, irlandês e americano, começaram em Julho uma viagem de 17 mil milhas… de bicicleta. Este é o primeiro documentário transmedia do mundo

Ian Lacey e Lee Saville vão percorrer 27300 quilómetros de bicicleta em 350 dias. Partiram do Alasca, de Prudhoe Bay, o local mais a Norte da América acessível via estrada, e prevêem chegar, em Junho de 2012, a Ushuaia, Terra do Fogo, na Argentina, a cidade mais a Sul de todo o mundo. A viagem está a ser acompanhada em formato de documentário no site "350 South".

Os dois jovens, de 26 e 27 anos, contactaram a beActive, uma empresa de produção de conteúdos de entretenimento multi-plataformas, sediada em Lisboa, que desde logo achou que esta “viagem tinha sentido ser acompanhada.” No total, Ian e Lee atravessarão 15 países: E.U.A., Canadá, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

O objectivo final é angariar 100 mil euros para a The Carers Association, uma organização de caridade irlandesa. Os donativos são feitos através do site da "350 South".

PÚBLICO -
Foto
Lee Saville e Ian Lacey, os dois jovens que vão atravessar a América de bicicleta DR

Uma viagem diferente

"O '350 South' é o primeiro documentário transmedia do mundo", diz Nuno Bernardo, ou seja, um documentário que é comum a todas as plataformas. A viagem pode ser acompanhada, também, via Facebook, Twitter, YouTube e até através de um GPS, disponível no site oficial.

Esta última hipótese permite que qualquer pessoa que acompanhe os dois viajantes possa contactá-los para, por exemplo, oferecer alojamento, refeições ou até “tomar um copo”, diz Nuno. Deste modo, qualquer pessoa pode fazer parte do documentário.

Nuno Bernardo tem 37 anos e é o director geral da beActive que, entre outras criações, é a responsável pelo "Diário de Sofia", "T2 para 3", "Castigo Final" ou "Diário de Aisling". Pauta-se pela “comunicação a 360 graus”, no sentido em que os projectos se desenrolam em torno do espectador, à volta dele, dia-a-dia.

A beActive já foi premiada por diversas vezes, tendo ganho, a título de exemplo, o prémio de melhor programa multi-plataforma, no MIPCOM, em 2009, em Cannes, no âmbito do projecto "Castigo Final", e dois prémios KIDSCREEN, 2010 e 2011, em Nova Iorque, com o "Diário de Aisling".

Ian e Lee estão a chegar, neste momento, a San Diego, Califórnia.