Câmara de Braga confirma compra da fábrica Confiança

A Câmara de Braga aprovou ontem por unanimidade a compra da antiga fábrica de sabonetes Confiança por 3,5 milhões de euros. No início do próximo ano será lançado um concurso de ideias para o imóvel.

A autarquia vai pagar os 3,5 milhões em três tranches, durante 2012. O preço considera o facto de o espaço ter capacidade construtiva.

A proposta de aquisição era apoiada por PS, PSD e CDS e foi aprovada por unanimidade. O presidente da Câmara, Mesquita Machado, valoriza esta sintonia entre as várias forças políticas, que ele próprio fomentou, convidando o líder do PSD, Ricardo Rio, a participar nas negociações. "O momento que o pais atravessa não é para investimentos, mas também entendíamos que era uma oportunidade que não podíamos desperdiçar", justifica. A possibilidade de captar fundos comunitários para a reabilitação da antiga unidade industrial, com mais de cinco mil metros quadrados, foi decisiva para a autarquia avançar com o negócio.

O futuro da Confiança começa a definir-se no início de 2012, através de um concurso de ideias. Até ao final de 2011 será elaborado o caderno de encargos da iniciativa, que prevê prémios de 50 mil euros para as três melhores propostas, que podem ser apresentadas a partir de Janeiro. Os concorrentes terão que respeitar duas premissas: o projecto terá que ser auto-sustentável; e incluir um museu da fábrica Confiança. S.S.

Sugerir correcção