China: 300 milhões utilizam o serviço de microblogues

País conta com um total de 480 milhões de cibernautas. É o maior mercado do mundo

Foto
Jo Yong-Hak/Reuters

A China tem já 300 milhões de utilizadores do serviço de microblogues entre um total de 480 milhões de cibernautas do país, o maior mercado do mundo à frente dos Estados Unidos, indicam dados oficiais revelados esta terça-feira.

Com este número, a China “não só conta com a maior comunidade de utilizadores de Internet do mundo como também com a maior infraestrutura mundial de Internet”, disse Zhang Xinsheng, alto responsável do Ministério da Industria e Tecnologia e da Informação, citado pelo jornal oficialo China Daily.

A China assistiu nos últimos anos a uma rápida expansão dos serviços de microblogue, em particular com empresas locais como Weibo, já que o Twitter, a rede mais popular no resto do mundo, está censurada no país de forma a evitar a divulgação de notícias que não controla.

O China Daily acrescenta que apesar dos microblogues serem um meio destinado a que os seus utilizadores se expressem ou realizem contactos, também são utilizados pela publicidade, para divulgar serviços do Governo e difundir de notícias. Segundo Qian Xiaoqian, do Gabinete de Informação do Conselho de Estado, a China enfrenta agora a fase de regulação da esfera dos microblogues de forma a “proporcionar o desenvolvimento destes serviços  e criar um ambiente civilizado na Internet”. 

Sugerir correcção
Comentar