Um jogo para aprender as regras da contracepção

Sociedade de Obstetras e Ginecologistas do Canadá lançou um jogo para que as jovens aprendam especificidades de cada método contraceptivo. Objectivo é evitar gravidezes indesejadas

Foto
Brigada Contraceptiva pode ser jogado no facebook ou na página oficial DR

Se os espermatozoides não chegarem ao fim do labirinto, ou seja, ao óvulo, o objectivo está cumprido: evitou-se uma gravidez indesejada. Os métodos à disposição - pílula, preservativo, adesivo, anel vaginal, injecção ou dispositivo intra-uterino (DIU) – devem ser escolhidos de acordo com a situação e têm efeitos (e preços) diferentes. Isto é um jogo, mas podia ser a vida real.

A ideia, lançada pela Sociedade de Obstetras e Ginecologistas do Canadá (SOGC), tem como objectivo informar as jovens sobre as opções de métodos contraceptivos, todas elas com “pontos fortes e riscos”. “A nossa esperança é que, com a adopção de um formato lúdico, consigamos passar mensagens sobre as várias opções anticoncepcionais e a importância de uma sexualidade responsável e saudável”, explica, em comunicado, a SOGC.

O jogo "Brigada Contraceptiva" está disponível online – no facebook e na página oficial -, e consiste em dez níveis labirínticos onde o jogador é convidado a escolher o método mais eficaz para cada momento, evitando o avanço dos espermatozóides. Aliás, os métodos, no plural: no jogo, pode ser preciso combinar vários para conseguir passar de nível. E para cada um dos seis métodos há sempre uma breve explicação das vantagens e desvantagens.

Em Portugal, não há jogos semelhantes, mas vai ser lançada no dia 21 de Novembro a campanha "Jogo de Cintura para uma Contracepção Segura". A Associação para o Planeamento Familiar e o Instituto Português da Juventude estão também a desenvolver um jogo em que a sexualidade é um tema abordado. Enquanto não está disponível, podem treinar com o jogo canadiano, em inglês.

Sugerir correcção
Comentar