Abertas as inscrições para o Festival Termómetro

Inscrições decorrem até 22 de Dezembro e a final da 16.ª edição realiza-se, a 4 de Fevereiro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto

Foto
Os Ornatos Violeta começaram no festival Termómetro Dulce Fernandes

“Ornatos Violeta”, “Mazgani”, “Terrakota”, “Blind Zero” e “Silence Four” até podem ter começado como bandas de garagem, mas conseguiram dar um passo em frente e revelarem-se a todos os que as conhecem hoje. Como? Através do festival Termómetro.

Criado pelo locutor e apresentador Fernando Alvim, o festival Termómetro é um concurso de música que, desde a sua primeira edição, em 1994, tem lançado e encontrado bandas promissoras.

Até 22 de Dezembro, decorrem as inscrições para a 16.ª edição do festival. Os artistas interessados devem enviar um endereço online, onde as suas músicas possam ser ouvidas, para: festivaltermometro@gmail.com.

Fernando Alvim, em entrevista à revista online "Planeta Plutão", afirma que o crescente número de bandas a auto-promoverem-se através da Internet potenciou o conceito original do Termómetro: “Aos músicos não lhes basta que lhes ouçam o som no Myspace ou no Facebook; é muito importante que toquem ao vivo, que sejam vistos por pessoas e que conheçam outras bandas para troca de experiências. E é aí que entra o Termómetro”.

Não há limitação sonora e pode inscrever-se qualquer banda portuguesa ou pertencente à União Europeia. O festival incentiva também a sugestão de artistas, oferecendo dois bilhetes para a final do concurso a quem sugerir bandas que sejam seleccionadas.

Um CD e um teledisco

Durante o concurso vão ser seleccionados 25 projectos, que vão passar por cinco eliminatórias, com cinco bandas cada, culminando na final, que se vai realizar no Teatro de Sá da Bandeira, no Porto, a 4 de Fevereiro do próximo ano.

No passado, os vencedores foram os Iconoclasts. Este ano, a banda ou artista vencedor vai ter a oportunidade de editar um CD, gravar um teledisco e ganhar uma viagem a Londres. Os bilhetes custam oito euros e a organização oferece um bilhete a cada cinco comprados.

Sugerir correcção
Comentar