A livraria que guarda as aventuras de Tintim

A mais recente aventura de Tintim já chegou ao cinema. Até ao fim do mês, a livraria "Timtim por Timtim", no Porto, mostra a obra do repórter

O repórter Tintim está agora nos cinemas Paulo Pimenta
Fotogaleria
O repórter Tintim está agora nos cinemas Paulo Pimenta
Livraria fica na Rua da Conceição, no Porto Paulo Pimenta
Fotogaleria
Livraria fica na Rua da Conceição, no Porto Paulo Pimenta

Entrar na livraria "Timtim por Timtim", no Porto, é como entrar num mundo diferente. Um mundo composto por figuras de Asterix and Obelix, carros do Agente 007 ou livros da coleção Salgari. Por entre estes objectos avista-se a figura, com um metro de altura, de um jovem com uma cara redonda e um cabelo laranja, acompanhado por um cão, um fox terrier branco.

Na Rua da Conceição, Tintim e Milou estão a olhar pela vitrine da livraria "Timtim por Timtim", cujo nome tem uma sonoridade semelhante ao nome do personagem das histórias dos quadradinhos - apenas por coincidência e nada mais. Quase nem se dá pela presença de Alberto Gonçalves atrás de uma das bancadas preenchida por livros de banda desenhada.

Abriu a livraria em 2003 e agora, com a estreia do filme "As Aventuras De Tintim - O Segredo Do Licorde", aproveitou para destacar os objectos que tem do herói. "Ciclicamente, num prazo muito curto, vamos renovando a montra com artigos sobre o Tintim", explica o proprietário.

Uma espécie de exposição

Alberto Gonçalves frisa que não se trata de uma exposição, até porque a livraria "não está vocacionada para isso". "Aquilo que fizemos, com a estreia do filme, foi pensar em várias montras que se vão renovando todas as semanas até meados ou fins de Novembro", explica, acrescentando que, "depois, também vem o Natal e tem de se renovar". O proprietário admite, com um sorriso que transparece o sentimento de orgulho: "Pois, isto não é um museu. Quase que pode funcionar como um, mas não é".

E são já antigas as histórias que podem ser encontradas pelo espaço. O livro mais antigo de "As Aventuras de Tintim" é de 1936, pertencente às primeiras edições em língua original. "Temos exemplares do Tintim belga. Temos o "Petit Vingtième", um ano completo, o de 1936, com o 'TinTim e o Ídolo Roubado', com 52 capas do Hergé".

Na montra e nas estantes, a "Timtim por Timtim" tem ainda as primeiras edições em língua portuguesa, em versão brasileira e, ainda, a revista do Tintim em versão portuguesa editada pela Verbo. "As edições em albúm mais antigas que temos são de 1953: primeiras edições de "As Aventuras De Tintim - Objectivo Lua", refere Alberto Gonçalves. São relíquias que quase valem ouro.

Lê o artigo completo no JPN

Sugerir correcção
Comentar