Vídeo do PÚBLICO vence prémio da ONU para a diversidade cultural

Foto
O vídeo premiado foi exibido em Nova Iorque Foto: DR

O PÚBLICO e o projecto ConTacto Cultural promoveram, em Maio em Lisboa, um debate entre jovens de várias origens para falar sobre migração, discriminação e integração. O PÚBLICO gravou tudo e fez um vídeo, que acaba de ser distinguido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas.

O prémio Paley Center for Media Education Awards foi atribuído no âmbito do Festival de Vídeo Jovem Plural+. O vídeo, realizado por Ricardo Rezende e Joana Bourgard, foi exibido no Paley Center for Media, em Nova Iorque, nesta quinta-feira, na cerimónia em que foram revelados os nomes de todos os vencedores.

O vídeo foi submetido a concurso pela ConTacto Cultural, com sede no Mercado do Forno do Tijolo (Anjos, Lisboa), é um projecto gerido pela Solidariedade Imigrante, desde 2004, com a intenção de “fomentar nos jovens uma consciência para a participação social e atitude pró-activa na sociedade”.

O debate entre estes jovens resultou num texto publicado no P2 que abriu a série de reportagens sobre a segunda geração de emigrantes em Portugal. Susana Moreira Marques, que assina os artigos da série "Os Novos Portugueses", moderou o debate com Tiago Fernandes e Nuno Torres, do ConTacto Cultural. O vídeo pode ser revisto aqui.

Notícia corrigida a 13 de Novembro, relativamente à organização e promoção do debate e em relação aos detalhes da série de textos "Os Novos Portugueses"

.

Sugerir correcção
Comentar