Indignados voltam a manifestar-se em todo o mundo

O dia 11-11-11 foi escolhido para um protesto global. Está prevista a publicação em massa de vídeos das manifestações no Youtube

Foto
Bolsa de Frankfurt às 11h11m11s do dia 11/11/11 Reuters

Dezenas de acções de protesto, entre manifestações, ocupações e até “flash mobs” estão marcadas para hoje, dia 11 de Novembro, em várias cidades do planeta, num protesto que está a ser convocado através das redes sociais.

O protesto global está a ser convocado por, pelo menos, três das mais conhecidas organizações e movimentos criados nos últimos meses, nomeadamente o espanhol “Democracia Real Já”, o internacional “Anonymous” e o norte-americano “Occupy Wall Street”.

“Ocupem as ruas, ocupem o mundo às 11:11:11 do dia 11/11/11” é o lema do protesto que será assinalado de diversas formas nas ruas de cidades dos cinco continentes, entre elas as cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Ponta Delgada. Dezenas de eventos estão a ser convocados através das redes sociais “Facebook” e “Twitter” bem como de vários blogs e outras páginas associadas ao movimento de indignados que nos últimos meses tem surgido em vários pontos do planeta.

Foto
Última manifestação dos Indignados em Portugal aconteceu no dia 15 de Outubro Paulo Pimenta

Portugueses criticam OE

Uma das páginas portuguesas que promove as concentrações de hoje pede o envio de uma carta a vários governantes portugueses para criticar o Orçamento de Estado para o próximo ano e os planos de privatizações em curso. Nos vários eventos previstos para hoje inclui-se também uma acção online do grupo “anonymous” - que tem sido responsável por ataques cibernéticos nos últimos meses, incluindo a sites como os das empresas Visa e Mastercard.

Está igualmente a decorrer um outro protesto, conhecido como “Occupy Youtube 11:11” que pretende uma publicação em massa de vídeos de protesto associados com as manifestações. Em Londres, por exemplo, está convocada a “noite das mil máscaras anonymous” em frente à catedral de S. Paulo, onde se mantém há semanas um acampamento de activistas.

Em Barcelona terá lugar uma “flash mob de meditação”, que decorre na Praça do Rei e que funcionará como antecâmara para manifestações nacionais no domingo, em que o movimento dos “indignados” pretende deixar claras as suas mensagens antes das eleições de 20 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar