Caminhos do Cinema Português abre hoje com filme-concerto

Foto
Imagem do filme "Sangue do Meu Sangue", de João Canijo, que será exibido no festival Nuno Ferreira Santos

Filmes de João Canijo, Miguel Gonçalves Mendes, Teresa Villaverde e Rodrigo Areias são alguns dos destaques da programação

O XVIII Festival Caminhos do Cinema Português arranca esta quarta-feira, às 22h, com um filme-concerto, a cargo da banda de Coimbra A Jigsaw que interpretará a música para o filme “Sofia e Educação Sexual”, de Eduardo Geada, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O festival termina no dia 17 de Novembro.

Entre curtas e longas-metragens, do cartaz fazem parte 120 filmes, dos quais 70 produções estão em competição.

O Caminhos de Cinema Português é o único festival de cinema dedicado à produção cinematográfica nacional, tendo como objectivo "o renascimento e a emancipação de um festival que quer dar o salto para a profissionalização”, disse à Lusa Tiago Santos, da organização.

A escolha de abrir o festival com um filme-concerto surge na sequência de uma colaboração iniciada na edição passada com a banda A Jigsaw. “É uma forma diferente de homenagear o Eduardo Geada e o movimento do cinema novo que o mesmo integrou”, disse ao PÚBLICO Vítor Ferreira, director do festival. "O concerto marca igualmente e simbolicamente a XVIII edição do festival e o atingir de uma etapa pelo mesmo, que permitirá, esperamos, um renascimento na idade adulta”, acrescentou o responsável. 

Em destaque na competição, entre as curtas e longas-metragens, estão películas como “América”, de João Nuno Pinto, “Viagem a Portugal”, de Sérgio Trefaut, “O Barão”, de Edgar Pêra, “A morte de Carlos Gardel”, de Solveig Nordlund, o documentário “José & Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, “Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo, “Cisne”, de Teresa Villaverde e e a curta “A Viagem”, de Simão Cayatte.

De destacar ainda a antestreia do filme de Rodrigo Areias "Estrada de Palha", ainda sem data de estreia prevista para os cinemas.

Além do filme-concerto de abertura, a música também marcará presença no festival com “Noiserv/Sessão Dupla”, de Paulo Dias, que mostra histórias criadas a partir de canções de David Santos, o one man band.

Entre as curtas-metragens seleccionadas, encontram-se várias produções de animação como “Dodu, o rapaz de cartão”, de José Miguel Ribeiro e “O sapateiro”, de David Doutel e Vasco Sá.

“Caminhos Juniores”, “Ensaios Visuais”, “Retrospetiva” e “Cinema Mundial-Brasil” são as quatro sessões temáticas, que decorrerão a par dos filmes em competição.

No dia do encerramento, dia 17, é entregue o palmarés. No fim do festival, a organização propõe ainda, entre os dias 19 de Novembro de 2011 e 1 de Abril de 2012, um curso prático sobre cinema, onde serão ensinadas todas as etapas para a realização de um filme.

O festival de cinema português de Coimbra é organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra em conjunto com a Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar