Filipa Oliveira: A designer de jóias que reinventou a filigrana

Jovem criadora portuguesa já alcançou o reconhecimento, recebendo elogios da editora da "Vogue" britânica

A colecção Black Preciousness surgiu como projecto final de curso Filipa Oliveira
Fotogaleria
A colecção Black Preciousness surgiu como projecto final de curso Filipa Oliveira
Filipa Oliveira
Fotogaleria
Filipa Oliveira

Tem apenas 25 anos, mas o seu brilho já se vê no mundo da joalharia. Filipa Oliveira é uma jovem portuguesa que tinha o sonho de se tornar numa designer de jóias e que, sentindo o desejo de crescer pessoal e profissionalmente, decidiu estudar fora de Portugal.

Através da Internet, a jovem candidatou-se a três universidades na esperança de "ter contacto com novas culturas e acesso a novas técnicas e formas de fazer joalharia". Filipa foi aceite nas três e a Escócia foi o destino escolhido: ingressou no curso "Jewellery & Metal Design", na Universidade de Dundee.

De início, surgiram algumas dificuldades que obrigaram a adaptações: diferentes hábitos, a distância em relação a família e amigos e o obstáculo da língua. Mas depois de três de anos, a jovem portuguesa afirma que fez novas amizades na Escócia, ultrapassou as dificuldades de comunicação e "o mais importante", acrescenta, é que se sente "apoiada e acarinhada por estas pessoas". Filipa garante que tudo "valeu a pena".

Foto
Aos 25 anos, Filipa Oliveira não sabe se um dia vai regressar a Portugal DR

Uma designer promissora

Actualmente, Filipa Oliveira, recém-licenciada, é uma das designers mais promissoras no mundo das jóias. As peças criadas pela jovem portuguesa "transmitem a alma do passado e do presente", descreve, destinando-se a pessoas que procuram inovação mas que, ao mesmo tempo, têm paixão pelo que é tradicionalmente português.

Com base nesta ligação, surgiu a colecção Black Preciousness, o projecto final de curso, onde Filipa Oliveira utilizou ouro e prata. "A inspiração para esta colecção foi, sem sombra de dúvida, a filigrana portuguesa", refere a jovem designer, explicando que sempre foi "apaixonada" por esta técnica e que, além disso, considerava ser necessário inová-la, pretendendo conferir-lhes um "novo look".

Durante cinco meses, a designer trabalhou nesta colecção, que, no final do curso, valeu a Filipa Oliveira o "New Designers Goldsmiths Company Jewellery Award", um prémio atribuído ao melhor aluno finalista nesta área de todas as universidades britânicas e que representa uma compensação de mil libras (1.500 euros).

Mas não foram apenas as universidades a reparar no talento da jovem portuguesa. Para a editora da revista "Vogue" na Grã-Bretanha, Carol Wooton, Filipa Oliveira é um nome a fixar, demonstrando, nas suas jóias, "um olhar contemporâneo, estudando as técnicas tradicionais e a história". Aliás, já em 2006 a jovem designer, então com 20 anos, recebeu a medalha de ouro no "Portuguese National Skills Competition" em Joalharia, tendo representado Portugal no ano seguinte, no Japão, no Worldskills Competition.

Lê o artigo completo no JPN.

Artigo corrigido às 10h29 de 3 de Novembro. A filigrana é uma técnica de joalharia e não um material, como estava incorrectamente escrito no quinto parágrafo.

Sugerir correcção
Comentar