Dados do Eurostat

Desemprego subiu para 12,5% em Setembro

Foto
Joana Freitas (arquivo)

A taxa de desemprego em Portugal subiu ligeiramente em Setembro, para 12,5%, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat, que estima em 10,2% o desemprego na zona euro.

Os valores registados pelo Eurostat para o desemprego em Portugal tinham atingido 12,6% em Abril e Maio, tendo caído em Junho para 12,5% e em Julho para 12,4%, valor que se manteve em Agosto. A subida do mês passado não constitui surpresa, atendendo ao momento económico no país.

Na zona euro e na UE, a taxa de desemprego em Setembro subiu também uma décima de ponto percentual, para 10,2%, e 9,7%, respectivamente

Os valores hoje divulgados pelo Eurostat incluem uma revisão em alta dos valores relativos a Portugal em Julho e Agosto, que no comunicado do final de Setembro estavam ambos em 12,3%.

Os valores para a zona euro e para a UE foram também revistos em alta em 0,1 pontos percentuais nesses dois meses, para 10,1% e 9,6% respectivamente.

Os dados do desemprego do Eurostat para Portugal baseiam-se na informação do INE, que só calcula valores trimestrais e cujo dado mais recente é o de uma taxa de 12,1 por cento relativa ao segundo trimestre do ano (após 12,4% de Janeiro a Março).

Notícia actualizada às 14h40