Samsung ultrapassa Apple como número um de smartphones

Samsung foi o número um mundial em volume de vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2011

Foto
A Samsung lidera o mercado em termos de volume de vendas Reuters

O gigante sul-coreano de electrónica Samsung ultrapassou a Apple e foi o número um mundial em volume de vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2011, segundo um relatório publicado hoje pela consultora americana Strategy Analytics.

 Numa altura em que as vendas de "smartphones" aumentaram 44 por cento num ano para chegarem aos 117 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2011, a Samsung (com uma quota de mercado de 23,8%) vendeu 27,8 milhões de "smartphones", ao passo que a Apple vendeu 17,1 milhões de iPhones.

Foto
Apple passou para segundo lugar no negócio dos smartphones Reuters


“A Samsung provou que é possível, mesmo a curto prazo, diferenciar-se e crescer utilizando o sistema operativo do Google, o Android”, sublinha o relatório, citado pela AFP. De acordo com o mesmo relatório, as vendas da Apple neste trimestre poderão ter sido afectadas pelo anúncio de lançamento do novo iPhone 4S, muito aguardado pelos operadores e pelos consumidores.  


Nokia em terceiro lugar

No trimestre precedente, e quatro anos apenas após a apresentação do primeiro iPhone, a Apple (com uma quota de mercado de 14,6%) tinha conseguido ultrapassar a Nokia como o maior vendedor de telemóveis multifunções no mundo, antes de agora perder novamente o lugar cimeiro para a empresa coreana.

A empresa finlandesa Nokia está agora em terceiro lugar, muito perto do rival americano, com uma quota de mercado de 14,4%. Mas a empresa europeia poderá ganhar algum fôlego graças à sua parceria com a Microsoft que lhe permitiu lançar esta semana dois novos modelos de smartphones - o Nokia Lumia 800 e o Lumia 710 - equipados com o sistema operativo Windows Phone.

Sugerir correcção
Comentar