A Nokia espera conquistar mercado à Samsung e à Apple Paul Hackett/Reuters
Foto
A Nokia espera conquistar mercado à Samsung e à Apple Paul Hackett/Reuters

Lumia, o primeiro Nokia com sistema operativo Windows

Marca finlandesa apresentou os modelos 800 e 710 para tentar conquistar uma fatia do mercado dos "smartphones"

Desta vez é que é, estarão a pensar os responsáveis da Nokia: a marca finlandesa de telemóveis apresentou os seus primeiros modelos com o sistema operativo Windows Phone e chega agora ao mercado com vontade de comer uma fatia do bolo que tem engordado a Samsung, através do sistema operativo Android, e a Apple.

O Nokia Lumia 800 e o Lumia 710 foram revelados ao mundo que se interessa por "gadgets" durante o evento Nokia World, que está a decorrer em Londres.

A entrada do Windows Phone nos Nokia resulta da parceria com a Microsoft, anunciada no início deste ano e que tem como objectivo combater o domínio do sistema operativo Android e o iPhone.

Venda em alguns países da Europa

Numa primeira fase, o Lumia 800 e o Lumia 710 vão ser postos à venda apenas em Espanha, Reino Unido, Itália, França, Holanda e Alemanha.

Apesar da ansiedade com que a Nokia aguarda o seu regresso em grande ao mercado dos "smartphones", o nome do novo topo de gama da marca finlandesa está já a criar embaraços em Espanha. O jornal "El Pais" nota que, segundo o dicionário da Real Academia Espanhola da Língua, "Lumia" é sinónimo de prostituta.

Um porta-voz da empresa finlandesa explicou ao jornal espanhol que a escolha do nome ficou a dever-se ao facto de "Lumia" vir do latim "luz", "que significa um novo começo", e garantiu que não vai haver um regime de excepção para Espanha.

Sugerir correcção