Rivalidade entre criadores de sistemas operativos para smartphones

Ballmer insinua que é preciso ser-se informático para se usar um telefone com Android

Ballmer comparou os telefones equipados com Microsoft Windows com aqueles equipados com Android, do Google
Foto
Ballmer comparou os telefones equipados com Microsoft Windows com aqueles equipados com Android, do Google Rick Wilking/Reuters

A rivalidade entre os criadores de sistemas operativos para smartphones está mais renhida que nunca. O director-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, insinuou que para alguém usar um telemóvel com o sistema Android, do Google, é necessário ser especialista em informática.

Ao dirigir-se ao auditório da cimeira anual dedicada a Web 2.0 em São Francisco, EUA, foi pedido a Ballmer que comparasse um telefone equipado com Microsoft Windows e com o Android, do Google.

Ballmer respondeu: “Não é preciso ser-se um cientista em informática para se utilizar um telemóvel com o Windows Phone [da Microsoft] Já para se usar um telefone Android... É difícil para mim ficar entusiasmado com os telefones Android”, escreve o "The Telegraph".

O CEO da Microsoft também comparou os aparelhos da sua empresa com o novo iPhone 4S da Apple. Por um lado Ballmer elogiou o novo sistema de reconhecimento por voz Siri disponível no novo telemóvel da “empresa da maçã”, mas por outro assegurou que os telemóveis equipados com o sistema Windows Phone são melhores que o iPhone porque dão mais importância às necessidades do utilizador.

“Um Windows Phone faz o que tem a fazer”, resumiu Ballmer.

Ballmer concluiu a sua intervenção negando que a Microsoft esteja a planear lançar um modelo para competir com o iPhone.