Cavaco exige sentido de responsabilidade a líderes da UE

O Presidente da República divulgou este sábado uma breve nota na sua página do Facebook, num momento em que o Conselho Europeu se prepara para discutir e tentar fechar decisões sobre a crise da zona euro

Foto
Cavaco alerta para a inevitabilidade de garantir a estabilidade financeira e o futuro da construção europeia

O Presidente da República, Cavaco Silva, divulgou este sábado uma breve nota na sua página do Facebook na qual exige “sentido de responsabilidade” aos líderes da União Europeia, num momento em que o Conselho Europeu se prepara para discutir e tentar fechar decisões sobre a crise da zona euro.

Cavaco começa por lamentar o "avolumar de indefinições" que nos últimos dias têm surgido em torno do Conselho Europeu de domingo que era para ter acontecido no dia 18 de Outubro. Aliás, as grandes decisões deverão ser tomadas apenas na quarta-feira, nomeadamente o reforço do fundo de socorro do euro (FEEF) para travar problemas de liquidez de países como a Espanha e a Itália. 

“Esta é a hora de exigir sentido de responsabilidade aos líderes europeus. Reafirmo o que disse em Florença: a União Europeia tem os meios para enfrentar a crise.”, refere a mensagem de Cavaco Silva que alerta para a inevitabilidade “de garantir a estabilidade financeira e o futuro da construção europeia”.

Para o Presidente, adiar decisões nesta cimeira “seria tornar mais difíceis e onerosas as soluções e pôr em risco o que duas gerações de europeus ergueram”. 

O Presidente termina o seu texto avisando que “não há tempo para hesitações e jogos políticos de bastidores”. “Os responsáveis europeus devem estar à altura dos desafios desta hora crítica para a Europa”, conclui.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários