Merkel quer sanções mais duras para países endividados

Foto
“É preciso parar de se viver acima das possibilidades de cada um”, disse hoje Angela Merkel Tobias Schwarz/Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu hoje sanções mais severas e a denúncia ao Tribunal de Justiça da União Europeia dos parceiros europeus que não controlem as suas contas públicas e que se endividem excessivamente.

“Bruxelas tem falta de competências nesse sentido”, reconheceu hoje a chanceler alemã durante uma iniciativa das juventudes da União democrata-cristã (CDU) que preside na cidade de Braunschweig, no norte da Alemanha.

Angela Merkel afirmou que, se um país viola durante anos o Pacto de Estabilidade e Crescimento, deve ser acusado perante o Tribunal da EU, com independência da autonomia dos Estados-membros. “Precisamos de mais Europa e mais capacidade de acção nesse campo”, caso contrário não se atingirá um nível equilibrado de competitividade dos países comunitários, afirmou a chanceler, um dia antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo na União Europeia.

Poucas horas depois, noutro encontro político da CDU, Merkel apelou aos Estados-membros para que deixem de “viver do crédito”. “É preciso parar de se viver acima das possibilidades de cada um”, disse.

Sugerir correcção
Comentar