Lançamento de satélites do GPS europeu está previsto para esta manhã

Foto
Este lançamento é considerado um passo crucial para o sistema Galileu ESA/Reuters

Os dois satellites do GPS europeu serão lançados esta manhã a bordo de um foguetão Soiuz, a partir da Guiana Francesa. Ontem, um problema técnico suspendeu a contagem descrescente para a partida.

O lançamento está agora marcado para as 07h30, hora local (11h30, hora de Lisboa).

Segundo um comunicado da Arianespace, a anomalia detectada ontem durante o processo de enchimento dos tanques de combustível do Soiuz já está resolvida. O foguetão russo deveria ter sido lançado ontem às 11h34 (hora de Lisboa).

Hoje, “feitas as verificações finais, a Arianespace decidiu recomeçar as operações de contagem decrescente para o lançamento do Soiuz – Galileu IOV-1”, lê-se no comunicado. Pela primeira vez, vai acontecer na Guiana Francesa; os foguetões russos Soiuz são, normalmente, lançados do Norte da Rússia, em Plesetsk, e do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Este lançamento é considerado um passo crucial para o sistema Galileu, projecto que pode significar o fim da dependência europeia do GPS, o equivalente norte-americano. De acordo com a ESA (agência espacial europeia), outros dois satélites deverão ser lançados para o próximo ano. Os quatro satélites serão o núcleo operacional deste sistema de posicionamento geográfico que, quando estiver concluído, contará com um total de 30 satélites.

O lançamento será monitorizado pelas estações da ESA em Santa Maria (Açores), Toulouse (França) e Perth (Austrália).

Sugerir correcção
Comentar