Morte de Khadafi anunciada "ao mundo" por forças líbias

O deposto líder líbio Muammar Khadafi foi morto esta quinta-feira na batalha de Sirte, anunciaram comandantes militares do governo de transição da Líbia

Foto
Comandantes militares do governo de transição anunciaram morte de Khadafi na batalha de Sirte Max Rossi/Reuters/arquivo

O deposto líder líbio Muammar Khadafi foi morto esta quinta-feira na batalha de Sirte, anunciaram comandantes militares do governo de transição da Líbia, acrescentando que o coronel terá sido ferido em ambas as pernas e cabeça.

"Anunciamos ao mundo inteiro que Khadafi foi morto às mãos das forças revolucionárias", declarou oficialmente o porta-voz do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), Abdel Hafez Ghoga, numa conferência de imprensa em Bengasi. "É um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. Khadafi encontrou o seu destino", regozijou-se.

Ghoga explicou ter recebido a confirmação da morte do coronel pelos "comandantes [militares] no terreno em Sirte" – "os mesmos que capturaram Khadafi, que tinha sido ferido na batalha" naquela cidade esta manhã", insistiu.

Foto
A primeira imagem de Khadafi ferido ou morto Rui Gaudêncio

Filhos de Khadafi

"Temos também informações de que uma coluna motorizada foi bombardeada pela NATO e na qual ela estaria em fuga de Sirte. Algumas informações ainda dão conta que os filhos de Khadafi estavam nessa coluna, o que estamos a tentar confirmar", avançou ainda.

Fonte militar de topo do CNT avançara pouco antes que Khadafi morreu devido aos ferimentos sofridos durante a batalha desta manhã pela conquista de Sirte contra as últimas forças de combatentes que permaneciam leais ao coronel.

"[Khadafi] foi ferido nas pernas e também na cabeça. Houve muitos tiros contra o grupo em que ele estava e ele morreu", descreveu Abdel Majid Mlegta à agência noticiosa britânica Reuters, o qual relatara um par de horas mais cedo que o coronel tinha sido ferido quando tentava fugir, de madrugada, numa coluna de veículos que foi atacada por aviões da NATO.

Confirmação oficial da NATO

Da NATO veio já a confirmação oficial de que os seus aviões atacaram uma coluna motorizada à saída de Sirte pelas primeiras horas da manhã de hoje, mas sem admitir nem rejeitar que Khadafi se encontrava em algum dos veículos atingidos no raide aéreo.

A televisão líbia Al-Ahrar está a difundir uma imagem como sendo do cadáver de Khadafi, com o tronco e cabeça ensanguentados e os olhos abertos, rodeado por outras pessoas. Outras imagens, de uns seis segundos de vídeo, e transmitidas pela CNN, mostram o corpo a ser virado da posição de bruços no chão para cima e, aparentemente, sendo-lhe tirada a túnica ou camisa, ensanguentada, que vestia.

Um outro dos comandantes das forças envolvidas na tomada da cidade natal do "Mad Dog" (Cão Raivoso) afirmara que Khadafi tinha sido "gravemente ferido mas ainda respira”. Esta fonte, que integra as unidades que combateram nas últimas horas na zona oeste de Sirte, afirmou ainda à agência noticiosa francesa AFP ter visto o deposto líder "com os próprios olhos" e descreveu que vestia uma túnica e um turbante.

Lê o artigo completo no PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar