Porto de Sines cresce 22% no terceiro trimestre

Foto
Miguel Manso

O movimento de mercadorias no Porto de Sines cresceu 22% no terceiro trimestre de 2011, comparativamente a igual período do ano passado, atingindo as 7.516.337 toneladas.

Segundo um comunicado do porto de Sines, o crescimento teve essencialmente origem no comércio externo, com o movimento de mercadorias com portos de países terceiros (fora da União Europeia ) a crescer 26%. Nos últimos três meses, as exportações destacam-se, com um crescimento de 24% neste período.

O movimento de contentores continua a ser um segmento com forte crescimento em Sines. Nos primeiros nove meses de 2011, o total de mercadorias movimentadas por contentor cresceu 26%, acumulando 4.062.256 toneladas.

O 3º trimestre foi de resto o mais forte de sempre, com Sines a reforçar o seu papel como entreposto entre a Ásia e a América do Norte e do Sul. “O principal destaque vai para o início do serviço semanal entre Sines e os principais portos brasileiros, que permite ao porto reforçar a sua presença no principal mercado do Atlântico Sul, complementando a sua extensa rede de serviços que operam no eixo Este-Oeste”, refere a administração do Porto em comunicado.

De Janeiro a Setembro de 201 e a par da carga geral que globalmente cresceu 27%, subiram também os granéis sólidos com um incremento de 57%, totalizando 2.949.181 toneladas movimentadas.

Já os graneis líquidos registaram nos primeiros nove meses do ano um total de 12.170.140 toneladas de mercadorias, que, apesar da recuperação, se mantém ainda 10% abaixo do registado em 2010, em consequência da paragem da Refinaria de Sines no início do ano.

Globalmente, o Porto de Sines movimentou 19.254.076 toneladas de mercadorias de Janeiro a Setembro de 2011, o que lhe permite registar um incremento de 3% face a 2010.

O último mês deste período, para além de ter sido o melhor mês do ano, com 2,7 milhões de toneladas movimentadas, ficou ainda marcado pelo início de operações da Artlant PTA no Porto de Sines.

Sugerir correcção
Comentar