Privatização consta no Memorando de Entendimento assinado com a troika

Governo quer escolher comprador da TAP no primeiro semestre de 2012

Venda da TAP ficou acordada no Memorando de Entendimento
Foto
Venda da TAP ficou acordada no Memorando de Entendimento Nelson Garrido

Os assessores financeiro e jurídico vão ser definidos em Novembro e, a partir daí, será elaborado o caderno de encargos, que estará concluído até ao final do ano.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou hoje que o Governo quer escolher o comprador da TAP no primeiro semestre do próximo ano.

“O investidor será escolhido até aí”, avançou. A venda da transportadora aérea estava prevista ainda para este ano no Memorando de Entendimento acordado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, mas o negócio dependia das condições de mercado.

Entretanto, a operação foi adiada para 2012, conforme avançou o Ministério das Finanças ao PÚBLICO recentemente. No entanto, os primeiros passos vão ser dados ainda em 2011. “Os assessores financeiro e jurídico vão ser definidos em Novembro e, a partir daí, será definido o caderno de encargos até ao final do ano”, afirmou Sérgio Monteiro.

A venda da TAP vai ser articulada com a da ANA, como estava já previsto no Programa do Governo, sendo que a atribuição de concessões da gestora aeroportuária a privados também deverá avançar em 2012.

Notícia actualizada às 19h05