Fausto encerra trilogia “Lusitana Diáspora” com disco duplo em Novembro

Foto
Fausto Bordalo Dias tem uma carreira de mais de 40 anos Foto: Fernando Veludo/nFactos

A trilogia que Fausto Bordalo Dias inaugurou em 1982, com Por Este Rio Acima, está prestes a ficar concluída. A Universal divulgou esta quarta-feira a data de lançamento do novo álbum do cantor e compositor português, que termina o seu mais ambicioso trabalho com um disco duplo, a chegar às lojas a 21 de Novembro.

Os quase trinta anos de espera fizeram deste um álbum anunciado e muito antecipado. Mas apenas no início deste ano é que Fausto confirmou estar a trabalhar activamente na finalização das canções. O mar fica, por fim, pelo caminho para os temas se dedicarem a narrar o percurso por terra que liga o Ocidente ao Oriente africano, “incidindo muito profundamente” nas actuais relações entre Portugal e aquele continente.

A História portuguesa da expansão é o mote da trilogia, que Fausto intitulou “Lusitana Diáspora”. Por Este Rio Acima (baseado na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto) e Crónicas da Terra Ardente, o segundo tomo, editado em 1994, abordavam as viagens marítimas dos navegadores portugueses em direcção a África e à Índia. Agora, informa a editora, o músico dedica-se às viagens por “terra firme”.

No comunicado emitido esta quarta-feira, a Universal não revela o título do trabalho. Escreve apenas que, em termos musicais, "o disco eleva o patamar para uma nova descoberta de abordagens à música tradicional portuguesa”. A editora sublinha ainda o “trabalho intenso” que caracteriza as canções de Fausto, que na década passada lançou apenas um álbum de originais, A Ópera Mágica do Cantor Maldito (2003).

Fausto é um dos mais importantes nomes da música tradicional portuguesa, com uma carreira de mais de quatro décadas. Recentemente, participou no projecto Três Cantos, que o juntava a José Mário Branco e a Sérgio Godinho. De resto, não foram muitas as criações de Fausto que chegaram a público nos últimos anos – apenas a compilação 18 Canções de Amor e Mais Uma de Ressentido Protesto (2007).

Sugerir correcção
Comentar