Farto de certas e determinadas coisas? Liga para o Refilador

No âmbito da ExperimentaDesign 2011 surgiu o “Refilador”, uma linha telefónica para quem quiser refilar

O projecto Refilador é da autoria dos ateliers de design -nada- e The Communication Office DR
Fotogaleria
O projecto Refilador é da autoria dos ateliers de design -nada- e The Communication Office DR
O Refilador pode ser uma óptima forma para aliviar o stress
Fotogaleria
O Refilador pode ser uma óptima forma para aliviar o stress

“Comigo ninguém faz farinha” pode agora ser a expressão de todos nós se utilizarmos o “Refilador”, projecto tangencial da edição deste ano da ExperimentaDesign.

No fundo, trata-se de um número de telefone, uma voz gravada a dar instruções, um sinal sonoro e ordem para refilar durante um minuto. É este o processo normal por que cada pessoa tem de passar se quiser respingar sobre um qualquer assunto que atormente a sua consciência. Isto, claro está, se usar o “Refilador”.

O nome é "sui generis", o serviço também. É "uma linha telefónica e, de certa forma, um projecto experimental, que existe, mas ao mesmo tempo questiona a sua existência". Margarida Ventosa define assim o "produto".

A arquitecta de 34 anos esteve na origem do conceito quando a ExperimentaDesign a desafiou, como directora criativa do The Communication Office (TCO) – um atelier de comunicação para a arquitectura e design sediado em Lisboa –, a desenvolver um projecto tangencial no âmbito do tema da presente edição da bienal: "Useless". "Tem a ver com a utilidade ou não utilidade das coisas", informa Margarida.

Refilámos um bocadinho só para experimentar

Uma cambada de refilões

Há muitos refilões em Portugal? Margarida Ventosa responde

Para o TCO criar um projecto para o tema “Useless”, nada melhor do que contar com a ajuda do atelier de design -nada-. Em suma, dois ateliers refilam mais do que um e, em meados deste ano, surgiu a ideia.

"Começou a ser preparado (…) numa altura em que a condição económica, social e política estava como está agora, mas se calhar ainda mais acesa", afirma Margarida.

Com uma capacidade para 40 mensagens por dia (visto que o sistema de gravação não aceita mais), o número de refilões tem aumentado diariamente. "Nunca chegamos às 40, mas temos 'refilações' todos os dias". E são sobre quê? "Não podemos revelar. Mas podemos dizer que abrangem tudo e mais alguma coisa. No entanto, também existem pessoas que ligam só para saber o que é que isto é".

Porém, quem ainda não sabe o que é que o "Refilador" vai ser daqui para a frente é Margarida. Para já, a única certeza é a de que a linha vai estar disponível até ao fim da ExperimentaDesign (27 de Novembro).

É verdade que as mensagens têm sido auscultadas, mas ainda não existe destino para elas. "Essa é a segunda fase do projecto: saber que caminho queremos tomar com estes ‘refilanços’ todos".

E se o "Refilador" veio para ficar? Será que Portugal precisa de uma linha telefónica para barafustarmos sobre tudo e mais alguma coisa que nos abala o espírito, ou será que se trata de um projecto "useless"?

Sugerir correcção
Comentar