Comissão e Alemanha confiantes na austeridade em Portugal

Foto
Thierry Roge/ Reuters (arquivo)

A Comissão Europeia e a Alemanha acreditam na eficácia das medidas draconianas de austeridade anunciadas ontem pelo Governo português, segundo declarações proferidas hoje.

“Estamos seguros da determinação das autoridades portuguesas em fazerem tudo o que for necessário para cumprirem os objectivos acordados”, afirmou em Bruxelas o porta-voz da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj.

“É verdade que este é um exercício muito desafiante e que factos recentes colocam ainda mais pressão em termos de concretização dos objectivos de equilíbrio, mas não temos qualquer dúvida sobre a determinação do Governo em fazer o que for preciso”, acrescentou, citado pela agência Reuters.

Por seu lado, o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel disse, também hoje, que Portugal está “no bom caminho”, ressalvando no entanto que compete à troika a avaliação concreta da situação.

“Portugal está, na nossa opinião, no bom caminho” e beneficia “do nosso apoio de modo geral”, acrescentou numa conferência de imprensa.

Comissão não comenta desclassificação da dívida de Espanha

A Comissão Europeia realçou também o que considerou serem as medidas importantes” tomadas pelo Governo espanhol para consolidar o seu financiamento público, mas não quis comentar a desclassificação da nota da dívida espanhola anunciada ontem pela agência de notação de risco de crédito Standard & Poor’s.

Apesar de ter sido questionado pelos jornalistas sobre a decisão desta agência, Altafj disse que a Comissão não quer comentar directamente a avaliação da dívida espanhola.

Sugerir correcção
Comentar