“Um de Nós” é um retrato da solidão e um slogan para o antídoto DR
Foto
“Um de Nós” é um retrato da solidão e um slogan para o antídoto DR

Projecto "Um de Nós" são fotografias sem rugas

Os posters estão colados na sapata da Ponte 25 de Abril. Não interessa até quando

Há um elemento estranho — mais um elemento estranho — nas docas de Alcântara, na base dos pilares da Ponte 25 de Abril. Ninguém sabe quantos dias resistirá, mas esse lado efémero também é o encanto do projecto “Inside Out”, do artista JR, que em Lisboa inspirou os autores de “Um de Nós/ One of Us”.

O TEDxLisboa seguiu o manual de instruções, recrutou voluntários e colou os retratos gigantes (da autoria de Cristina Marques da Silva, João Abreu, João Pico, João Rodrigues, Maria Conceição Pires e Paulo Miguel) nas sapatas da ponte (espaço cedido pelas Estradas de Portugal).

“Um de Nós” é um enorme retrato da solidão e um slogan para o antídoto. “Parece-nos fazer sentido sensibilizar e despertar consciências para grupos de pessoas que muitas vezes vivem à margem da sociedade, com todas as implicações associadas de carácter social, económico e psicológico”, destaca a organização.

PÚBLICO -
Foto
Este grupo inspirou-se no artista JR DR

O projecto “Inside Out” é um pouco mais do que papel e cola. São as caras impressas, as rugas, são olhos semicerrados pela idade, hastes de óculos remendadas. Nas docas os transeuntes dão de caras com os protagonistas e transformam-se nos intérpretes da instalação. “Permite que cada um levante as suas próprias questões, reflita” e “quem sabe mude percepções e atitudes”.

Esta reportagem foi sugerida pelos leitores João Pico e Cristina Silva. O P3 também já escreveu sobre os projectos “Olha Lá”, no Porto, e “Mulheres de Bairro”, em Coimbra.