Fotogaleria
A Arca de Noé amarela já tem uma lista considerável de encomendasOh Hyun/Reuters
Fotogaleria
Oh Hyun/Reuters

No Japão foi criada uma nova Arca de Noé à prova de tsunamis

A empresa japonesa Cosmo Power desenvolveu e colocou à venda uma cápsula à prova de tsunami

Sete meses após o violento sismo e consequente tsunami que atingiu o Japão (11 de Março), eis que numa oficina a sudoeste de Tóquio surge aquilo a que se pode chamar uma Arca de Noé. O presidente da empresa Cosmo Power, Shoji Tanaka, detectou a vulnerabilidade do ser-humano perante o cenário catastrófico e desenvolveu uma cápsula que o poderá proteger no caso de um tsunami.

O produto final intitula-se mesmo de “Noah” (Noé), na medida em que tem o mesmo objectivo da estrutura bíblica. Contudo, não possui o mesmo espaço interior e não consegue levar tantos passageiros (quatro adultos, segundo Tanaka). Ainda assim, há quem compare a cápsula a uma bola de ténis gigante.

No entanto, não suficientemente grande para aliviar os mais claustrofóbicos. No fundo, Shoji Tanaka construiu uma esfera com 1,2 metros de diâmetro, uma escotilha, uma janela de vidro e dois orifícios para ventilação. Não se trata de nenhum hotel, mas será o suficiente para convencer os mais temerosos da clausura a entrar e a sobreviver a um tsunami.

Uma casa de bonecas

A “Noah” foi construída com fibra de vidro, um material mais leve do que o aço, mas, ao mesmo tempo, muito resistente a todo o tipo de impactos, que melhora o desempenho da estrutura a flutuar e não permite a entrada de água.

Pintada de amarelo para que, num cenário cataclísmico, seja facilmente detectada pelas equipas de salvamento, a Noah já foi colocada à venda pela Cosmo Power a um preço entre 3800 e 4500 dólares (2795 a 3310 euros). As encomendas já vão em cerca de 700 unidades.

O presidente Shoji Tanaka diz que enquanto as “Noah” não forem necessárias para enfrentar um tsunami podem servir como uma casa de bonecas.

Sugerir correcção