Elas em cargos desportivos que eram deles

Mónica Jorge, Sandra Monteiro e Ana Raquel Brochado são alguns dos nomes que contrariam a tradição

Mónica Jorge Pedro Cunha
Fotogaleria
Mónica Jorge Pedro Cunha
Mónica Jorge Pedro Cunha
Fotogaleria
Mónica Jorge Pedro Cunha
Vasco Neves
Fotogaleria
Vasco Neves

Em Portugal, como no estrangeiro, as mulheres assumem, cada vez mais, lugares anteriormente ocupados apenas por homens. De Mónica Jorge a Sandra Monteiro, passando por Ana Raquel Brochado, o desporto português começa a abrir-se ao sexo feminino.

Desde Agosto de 2007 que Mónica Jorge era "apenas" a selecionadora nacional de futebol feminino. Licenciada em Desporto de Alto Rendimento pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, a antiga atleta federada de atletismo, futsal e halterofilismo pode ser a primeira mulher, pelo menos nos últimos 50 anos, a integrar uma futura direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de recentemente ter aceitado o convite de Fernando Gomes.

O actual presidente da Liga de clubes endereçou um convite a Mónica Jorge, única portuguesa com habilitações para treinar clubes profissionais, para fazer parte da sua lista às eleições para os órgãos sociais da FPF, agendadas para 10 de Dezembro, tendo obtido uma resposta positiva por parte da selecionadora.

Foto
Sandra Monteiro Enric Vives-Rubio

Se Mónica Jorge chegar à FPF, juntar-se-á a outras mulheres que estão ou estiveram à frente das modalidades nacionais.

Foto
Sandra Monteiro Enric Vives-Rubio

Basebol, tranpolins e kickboxing

Por cá, Sandra Monteiro é presidente da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, um estatuto que acumula com o de primeira mulher a nível mundial a encabeçar uma federação nacional da modalidade.

Também o kickboxing foi dirigido por Ana Vital Melo, uma jurista, que acumulou o epíteto de primeira mulher presidente de uma federação desportiva com o de única mulher na Comissão de Política Nacional da JSD.

A Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos, extinta, foi presidida por Maria Celeste Gil, a primeira mulher a integrar a chefia de uma Missão Olímpica portuguesa, nos Jogos Olímpicos de Pequim2008. Fora das federações, é Ana Raquel Brochado que se destaca, como primeira árbitra na história do desporto nacional a dirigir um jogo de futebol dos campeonatos nacionais de seniores masculinos de futebol.

Mas a coqueluche da arbitragem nacional é Sandra Braz Bastos, instrutora de fitness e cinturão negro de taekwondo, Sandra Bastos, que tem 33 anos e é de Santa Maria de Feira escolhida para arbitrar a final do Campeonato da Europa feminino de Sub-19, em Junho deste ano.

Sugerir correcção
Comentar