"Sangue do Meu Sangue" já é o filme de ficção nacional mais visto do ano

Foto
Filme tornou-se no fim-de-semana de estreia no filme português de ficção mais visto de 2011

O filme de Canijo teve este fim-de-semana 3916 espectadores

Depois das críticas positivas e das distinções em San Sebastian, "Sangue do Meu Sangue", realizado por João Canijo, volta a afirmar-se como um dos grandes filmes portugueses de 2011 ao ser visto por mais de cinco mil espectadores no primeiro fim-de-semana de estreia, tornando-se no filme de ficção português mais visto do ano. 

Em exibição em apenas 15 salas de cinema de todo o país, o melodrama familiar de Canijo teve este fim-de-semana 3916 espectadores, deixando para trás "O Estranho Caso de Angélica", de Manoel de Oliveira, que se estreou no final de Abril e foi visto por 2504 pessoas, e "A Morte de Carlos Gardel", de Solveig Nordland, estreado a 22 de Setembro e que soma até agora 2427 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Em comunicado, a produtora Midas Filmes explica que se a este número se somarem os espectadores que viram "Sangue do Meu Sangue" nas diversas sessões de antestreia, o filme já foi visto por mais de cinco mil espectadores.

"Sangue do Meu Sangue", que o João Canijo escreveu em parceria com os actores, narra o amor de uma mãe solteira, que mora no Bairro Padre Cruz, nos subúrbios de Lisboa, pela filha, personagens interpretadas por Rita Blanco e Cleia de Almeida.

O filme venceu o prestigiado Prémio da Crítica Internacional e a Menção Especial do Júri do Prémio "Otra Mirada", atribuído por um júri presidido pela directora da TVE2 em San Sebastian, festival onde teve a sua estreia mundial. Depois disso foi também apresentado no Festival de Toronto e mais recentemente no Festival de Bussan, na Coreia. Estão ainda agendadas as exibições no Festival do Rio de Janeiro, no Brasil, em Munique, na Alemanha, em Linz, na Áustria, em Vílnius, na Lituânia, e na Corunha, em Espanha, onde será acompanhado por uma retrospectiva da obra do realizador. A distribuição alternativa nos EUA no próximo ano também já está assegurada.

"Sangue do Meu Sangue", disponível em duas versões, uma de 140 minutos e outra de 190, está em exibição em Lisboa, Porto, Gaia, Alfragide, Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Funchal, Guia, Leiria, Vila Real e Viseu, tendo tido uma exibição em Castelo Branco a 6 de Outubro e outra em Ponta Delgada, nesta segunda-feira.

A versão longa do filme está em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa, circulando depois por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais. Está ainda previsto um corte do filme para televisão, em três episódios de 52 minutos cada.

Sugerir correcção
Comentar