urbanistasdigitais.pt
Foto
urbanistasdigitais.pt

Incubadora Criativa, o jovem futuro das artes madeirenses

O projecto Incubadora Criativa, da agência Urbanistas Digitais, premiou jovens criadores em nove áreas

“A criatividade em formato madeirense”. Apresenta-se desta forma a Incubadora Criativa (parte integrante da agência Urbanistas Digitais), que recentemente deu a conhecer a lista de premiados do concurso deste ano de jovens criadores.

“A solução para os problemas da nossa sociedade não reside na quantidade de dinheiro que conseguimos aplicar, mas sim na forma criativa como gerimos os recursos que dispomos”, sublinha Nuno Serrão, da Urbanistas.

Entre 196 candidaturas foram apurados nove vencedores e 13 menções honrosas nas mais diversas áreas. Nos próximos tempos, a mostra dos trabalhos premiados vai circular por diferentes espaços do arquipélago.

PÚBLICO -
Foto
Pedro Jafuno, vencedor Fotografia urbanistasdigitais.pt

Escola madeirense

PÚBLICO -
Foto
Quirino, vencedor Moda urbanistasdigitais.pt

Os premiados nasceram todos entre 1982 e 1991, quase todos na Madeira. Curiosamente são todos do sexo masculino. E todos receberam um prémio monetário e o título “Vencedor Incubadora Criativa 2011” como forma de incentivo.

Pedro Jafuno, que só teve o primeiro contacto com a fotografia, foi o vencedor nessa área. No Vídeo destacou-se Ricardo de Sousa, também professor de break dance. Na categoria de Moda vingou Quirino (com a coleção “Extraterrestre”), ele que continua os estudos de Design de Moda da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

Pedro Fontes, madeirense, deu nas vistas na categoria Literatura (recentemente completou o curso de Escrita Criativa nas Produções Fictícias), ficando Pedro Berenguer, licenciado Universidade da Madeira em 2007, com o galardão precisamente na área de Artes Plásticas.

O brasileiro Pedro Amoedo destacou-se na Dança — pouco depois de ter participado no PARTS Summerchool, em Bruxelas, onde trabalhou com Ursula Robb e Taka Shamoto — e Gonçalo Correia, produto da escola secundária Francisco Franco, no Design Gráfico.

Na Banda Desenhada mostrou-se o venezuelano Jorge Gonçalves, que se aventurou na República Checa depois da formação na Madeira, onde actualmente desenvolve pintura mural. Não foi atribuído prémio na área do Teatro, mas a música ficou bem representada com o projecto Aboutowake, banda composta por Johan Rodrigues, Evandro Amaro e Richard Matos.

Sugerir correcção